Decisão da Conmebol de manter o Facebook irrita Globo e Fox

UOL: A Conmebol voltou atrás e decidiu manter os jogos das noites de quinta-feira da Libertadores de forma exclusiva no Facebook, após uma pressão exercida pela rede social, que exigiu o cumprimento do contrato assinado no ano passado.

Segundo apurou a reportagem, a entidade procurou Globo e Fox no fim da semana passada, dizendo que tinha mais jogos para oferecer. A Conmebol ficou extremamente incomodada com as reclamações em todos os países, e deixou claro que pagaria daria até uma compensação financeira para rever a distribuição das transmissões.

Todavia, o Facebook argumentou que o contrato era bem claro e que pagou um alto valor para ter a exclusividade. A plataforma disse que iria na Justiça ver os seus direitos se a Conmebol mantivesse a ideia.

Foto: Divulgação
Mesmo querendo dar mais visibilidade para o torneio, já que estava insatisfeita com a falta de espaço de alguns jogos específicos também, a entidade decidiu voltar atrás para evitar maiores problemas.

A Conmebol, mesmo pressionada, também deu os seus recados. A entidade cobrou que o Facebook melhorasse a parte técnica das transmissões, o que a rede social prometeu já estar trabalhando para resolver.

Emissoras incomodadas: "uma zona"

No entanto, quem se irritou com a mudança de posição da Conmebol foram a Globo e o Fox Sports. Os canais tinham muito interesse em exibir os jogos de quinta, e já conversavam para fechar um acordo, com a Fox bem mais avançada. A posição nova da Conmebol fez as emissoras usarem a expressão "uma zona" para definir o comando da confederação.

O Facebook tem um projeto ambicioso de transmissões esportivas, e por isso fez questão de não facilitar e perder a exclusividade da Libertadores. A empresa também tem os direitos da Champions League e exibe partidas também de forma exclusiva.

Para exibir a Libertadores, o Facebook exigiu que clubes brasileiros fossem escalados na quinta-feira em cinco das seis rodadas da fase de grupo. Com isso, jogos de Palmeiras e Flamengo previstos para serem exibidos nas próximas rodadas pelo Facebook, continuarão apenas por lá.

Procurada, a rede social ratificou o comunicado que divulgou junto com a Conmebol no fim de semana:

"O futebol é o esporte mais seguido no Facebook, com mais de 400 milhões de torcedores na plataforma. O comportamento do consumidor está mudando, esses fãs estão assistindo e interagindo com o esporte de novas maneiras em vários dispositivos e plataformas. Por meio da nossa parceria com a CONMEBOL, nós temos os direitos exclusivos de transmissão dos jogos das quintas-feiras da Libertadores até 2022. Estamos felizes com a colaboração com a CONMEBOL, que tem possibilitado a milhões de fãs em toda a região assistir aos jogos gratuitamente no Facebook Watch. E, embora mudanças possam gerar alguma resistência, somos encorajados não apenas pelo número de pessoas assistindo à Libertadores no Facebook Watch – mas pela forma como os torcedores estão se reunindo em nossa plataforma para interagir uns com os outros e participar das transmissões. Seguiremos ouvindo o feedback dos fãs e trabalhando de perto com a CONMEBOL para oferecer uma experiência de assistir aos jogos altamente interativa e social no Facebook Watch. Continuaremos também a explorar novas formas de aumentar o número de pessoas que têm acesso a esse esporte".

A Conmebol não se manifestou até o fechamento desta reportagem.

Com isso, jogos de Palmeiras e Flamengo previstos para serem exibidos nas próximas rodadas pelo Facebook, continuarão apenas por lá.

Postar um comentário

[facebook]

FlamengoResenha

{facebook#https://www.facebook.com/xresenhacrf} {twitter#https://twitter.com/FlaTeMorrer1895} {google-plus#https://plus.google.com/u/0/107993712547525207446} {youtube#https://www.youtube.com/channel/UCiHkjDj2ljgIbiv_zUvdG6g/videos}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget