Flamengo garantirá vaga para Oitavas se vencer os jogos em casa

GLOBO ESPORTE: Depois de um domingo de folga, o Flamengo começa a semana com o foco de volta para a Libertadores. Após estrear com vitória em cima do San José na Bolívia, o time terá pela frente agora uma sequência de três jogos seguidos em casa – uma peculiaridade da tabela desse ano para um clube de cada grupo, entre eles os também brasileiros Internacional e Athletico-PR.

O Rubro-Negro inicia a série no Maracanã nesta quarta-feira, contra a LDU, do Equador, com mais de 45 mil ingressos vendidos para a partida às 21h45 (de Brasília). Depois, recebe o Peñarol, do Uruguai, em 3 de abril e reencontra os bolivianos do San José no dia 11. E os torcedores estão otimistas em garantir a classificação antecipada esse ano, sem ter que sofrer até a última rodada.

– É o nosso objetivo jogando em casa, sem dúvida nenhuma, vencer. E acredito que é possível. Sabíamos disso antes de entrar em campo (na estreia), até por isso foi uma vitória ainda mais importante. Nosso objetivo agora é, dentro de casa, diante dos nossos torcedores, conseguir essas vitórias – afirmou Diego após o triunfo em Oruro, na Bolívia.

Foto: Alexandre Vidal
Se fizer a trinca no Maracanã, o Flamengo chegará a 12 pontos no Grupo D. Mas será suficiente para garantir matematicamente a classificação antecipada, sem precisar pontuar nos últimos dois jogos fora de casa? O GloboEsporte.com foi atrás dos matemáticos para saber. Tristão Garcia explicou que as três vitórias ainda não significam a vaga matematicamente, mas ele apostaria na classificação:

– Quadrangulares ida e volta tipo fase de grupos de Libertadores e Liga dos Campeões começam com 36 pontos em jogo. Logo, é possível, a princípio, ter um saco de pancadas que perca todos. Se isso acontecer, os outros três terão duas vitórias. Acontecendo de esses clubes se entredevorarem com duas vitórias e duas derrotas, todos terminarão com 12 pontos. O desempate será no saldo, gols-pró ou no critério do gol fora. Resumindo, o Flamengo para ter certeza que classifica com três vitórias em casa precisa que haja algum empate no grupo. Agora, mesmo com apenas um jogo, eu afirmo: se vencer os três, estará classificado. Não é uma afirmação matemática, mas é estática.

Em 2019, Flamengo tem 72,2% de aproveitamento no Maracanã: quatro vitórias, um empate e uma derrota.

Para Lauro Araújo, o cálculo de probabilidades para ser líder do grupo é de: 13 pontos (95%); 12 pontos (88%); e 11 pontos (74%). Enquanto para ser segundo é de: 10 pontos (96%); 9 pontos (86%); e 8 pontos (55%). Porém, o matemático acredita que, caso chegue aos 12 pontos, o Flamengo não só se classificará, como vai brigar pela liderança do grupo:

– Isso vale para qualquer grupo. Simulando três vitórias por 1 a 0 para o Flamengo, com 12 pontos o cálculo de probabilidades dá 99,99999999% de chances de garantir vaga. O computador calcula 100%, mas não é a garantia matemática. A garantia matemática é outra coisa: ainda existem duas combinações, do total de 6.561, onde três times podem chegar a 12 pontos e ficariam empatados. No grupo do Flamengo, hoje, 12 pontos ainda não são a garantia matemática. Com o andamento dos jogos, pode ser que seja. Como o terceiro jogo em casa do Flamengo será em 11 de abril, outros resultados podem até garantir a vaga antes.

Nunca um time com 12 pontos ficou fora
Se a matemática ainda não garante 100% com 12 pontos, o Flamengo pode se amparar no retrospecto da competição. Desde que a Libertadores foi criada, em 1960, nunca um time que fez essa pontuação em grupos de quatro clubes participantes foi eliminado.

Em 39 vezes, um clube que fez 12 pontos terminou na liderança de seus grupo na Libertadores: como por exemplo os brasileiros Atlético-MG em 2014; Internacional em 2010; São Paulo em 2005 e 2006; Santos em 2005 e 2017; Corinthians em 1999; São Caetano em 2002; e o Grêmio em 1997, 1998 e 2002. Em outras 14 ocasiões, uma equipe com 12 pontos se classificou em segundo lugar da chave, como aconteceu com o São Paulo em 2015, atrás do Corinthians, com 13.

Os jogadores, porém, evitam entrar na onda de fazer contas:

– Obviamente que jogar em casa, diante da nossa torcida, é uma vantagem enorme. Mas Libertadores é difícil, todos falaram que a gente ia acabar perdendo por causa da altitude, de várias coisas, e nós ganhamos. Como eles também podem ir lá e ganhar da gente. Então tem que pensar jogo a jogo – disse Gabigol, tirando o peso da sequência.

E os torcedores estão otimistas em garantir a classificação antecipada esse ano, sem ter que sofrer até a última rodada.

Postar um comentário

[facebook]

FlamengoResenha

{facebook#https://www.facebook.com/FlamengoSouRubroNegro} {twitter#https://twitter.com/SiteFlaResenha} {google-plus#https://plus.google.com/u/0/107993712547525207446} {youtube#https://www.youtube.com/channel/UCiHkjDj2ljgIbiv_zUvdG6g/videos}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget