Por que só vencer não é o suficiente para Flamengo e Palmeiras?

TORCEDORES: Por Glauco Costa

Flamengo e Palmeiras são os clubes brasileiros que mais e melhor têm contratado nos últimos anos. Tanto é assim que a rivalidade entre as equipes tem aumentado bastante nas temporadas recentes. Enquanto o Verdão conquistou 3 grandes títulos nacionais, o Mengão ficou no quase por justamente não ultrapassar o clube paulista.

Cobrados fora de campo por torcedores e pela imprensa devido ao futebol burocrático que apresentam, a estes dois gigantes do futebol brasileiro o simples fato de vencer parece não ser suficiente. “Jogar bem”, “dar show”, “se impor”, “propor o jogo”, entre outras frases têm sido apontadas como necessárias em suas exibições. Mas por qual motivo isso acontece? Por que só vencer não basta para Flamengo e Palmeiras?

Gabigol em San José x Flamengo - Foto: Alexandre Vidal
No Brasil, criou-se há muito tempo a ideia de que temos o melhor futebol do mundo, pois formamos os melhores jogadores. Parte disso é verdade. Espalhados pelo mundo, atletas brasileiros se fazem presentes com destaque em quase todas as equipes. É raro, por exemplo, algum time ser campeão mundial sem contar com esportistas nascidos aqui. Todavia, jogamos o melhor futebol do mundo? É claro que não.

O calendário do futebol brasileiro mal permite que se faça pré-temporada. Quando as competições começam, não há tempo hábil para treinamento. Treinadores e jogadores reclamam do pouco tempo de ajuste e descanso entre um duelo e outro, sem contar o tempo que se gasta com deslocamento. É praticamente impossível corrigir os problemas e melhorar a performance ao longo do ano, salvo algumas mudanças de técnico.

Flamengo e Palmeiras passam e sofrem com isso. É claro que há em seu estilos de jogos pragmáticos as escolhas dos seus comandantes. Abel Braga e Felipão estão longe de privilegiarem um jogo estilo Barcelona, preferem mais as vitórias na raça do Atlético de Madrid. Isso já é suficiente. Foi assim em suas estreia pela Libertadores da América. Sem jogar tudo que se imagina, venceram fora de casa partidas complicadas. Com ou sem sustos, fizeram seus papéis. Isso deveria bastar no mundo real do futebol brasileiro.

Enquanto o Verdão conquistou 3 grandes títulos nacionais, o Mengão ficou no quase por justamente não ultrapassar o clube paulista.

Postar um comentário

[facebook]

FlamengoResenha

{facebook#https://www.facebook.com/FlamengoSouRubroNegro} {twitter#https://twitter.com/SiteFlaResenha} {google-plus#https://plus.google.com/u/0/107993712547525207446} {youtube#https://www.youtube.com/channel/UCiHkjDj2ljgIbiv_zUvdG6g/videos}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget