Brasileirão 2019 inicia neste sábado com Árbitro de Vídeo

CORREIO DO POVO: O Brasileirão inicia neste final de semana sua edição de 2019. Considerado um dos mais difíceis campeonatos do mundo, o torneio tem cinco times considerados favoritos a vencer a disputa, que se encerrará em 8 de dezembro - Grêmio, Inter, Palmeiras, Flamengo e Cruzeiro. Todos eles ainda envolvidos simultaneamente com a Taça Libertadores.

Uma das novidades neste ano será a utilização, pela primeira vez na história, da utilização do árbitro de vídeo (VAR). A fórmula de disputa do campeonato permanece a mesma desde 2003, ou seja, pontos corridos. São 38 rodadas, com jogos de ida e volta, se sagrando campeão quem fizer mais pontos. Os quatro últimos serão rebaixados à Série B.

Foto: Divulgação
A competição terá ainda, pela primeira vez em anos, um grande número de participantes do Nordeste: Bahia, Fortaleza, Ceará e CSA, que entram no campeonato no primeiro momento brigando para não caírem. Também lutarão para não deixarem a elite Avaí, Chapecoense e Botafogo.

A primeira rodada terá o confronto do atual campeão da elite, o Palmeiras, contra o vencedor da Série B do ano passado, o Fortaleza, que tem como técnico Rogério Ceni, que estava sendo pretendido pelo Atlético-MG. O jogo acontece no domingo, às 19h, no Allianz Parque.

O Flamengo, vice-campeão do Brasileirão na última temporada, abre sua jornada contra o Cruzeiro, no sábado, a partir das 21h, no Maracanã. O clube carioca investiu em contratações de peso, como o atacante Gabigol e o meia Giorgian Arrascaeta, e foi campeão carioca no domingo passado.

A Raposa, sob o comando de Mano Menezes, vem fazendo uma temporada até aqui perfeita. Sagrou-se campeã mineira batendo o rival Atlético e avançou às oitavas de final da Libertadores antecipadamente, sem sofrer gols na competição continental. E é o único grande que se mantém invicto no ano.

O Inter, que no ano passado disputou o título do Brasileirão até as últimas rodadas, também entrará em campo no sábado, quando visita a Chapecoense na Arena Condá, a partir das 19h. A equipe vermelha é treinada por Odair Hellmann desde o final da temporada de 2017, quando disputava a Série B . Os dois times chegam vindos de perda dos títulos estaduais, ambos nos pênaltis. O Colorado perdeu o Gauchão para o Grêmio, e o Verdão do Oeste foi derrotado pelo Avaí no Catarinense.

O maior rival do Inter, o Grêmio, estreia no Brasileirão no domingo, quando recebe o Santos na Arena, a partir das 11h. O Tricolor tem feito ótimos Brasileirões recentemente, mas com competições paralelas nos últimos anos, como a Libertadores ou Copa do Brasil, acaba abrindo mão da disputa pelo título. É colocada a equipe alternativa em campo, para preservar os títulares, e o time acaba perdendo pontos valiosos, terminando sempre entre os cinco primeiros, mas sem a taça na mão.

Do lado dos novatos, o Fortaleza, que retorna à elite após 12 anos, pretende surpreender. Por vários anos, o time cearense patinou na Série C, perdendo acessos sucessivos sempre dentro de seu território, mas em 2017 conseguiu chegar à Segundona, onde ficou apenas uma temporada, já garantindo o acesso ao lado dos grandes. O alagoano CSA, por sua vez, ficou 31 anos sem disputar a Série A. O catarinense Avaí, por sua vez, retorna ao convívio um ano após ter deixado a elite, e pretende evitar nesta temporada a sua quarta queda. Já o Goiás volta à Série A após quatro anos. O time do Centro-Oeste tem em seu histórico cinco quedas para a Segunda Divisão.

Qunato ao uso do VAR, a CBF vai arcar com os custos de tecnologia e infraestrutura, e os clubes vão ficar responsáveis pelas despesas de pessoal dos profissionais que vão operar a ferramenta. O custo estimado para cada um deles é de R$ 350 mil para ter o árbitro de vídeo em todos os 19 jogos como mandante no campeonato.

Uma das novidades neste ano será a utilização, pela primeira vez na história, da utilização do árbitro de vídeo (VAR).

Postar um comentário

[facebook]

FlamengoResenha

{facebook#https://www.facebook.com/xresenhacrf} {twitter#https://twitter.com/FlaResenhaNews} {google-plus#https://plus.google.com/u/0/107993712547525207446} {youtube#https://www.youtube.com/channel/UCiHkjDj2ljgIbiv_zUvdG6g/videos}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget