Finais de Estaduais reúnem os times de maior torcida pela 1ª vez

ESPN: São Paulo x Corinthians, Flamengo x Vasco, Atlético-MG x Cruzeiro e Grêmio x Internacional. Neste domingo, os quatro estaduais de maior tradição no país vão começar a decidir seus campeões com um fato inédito na história do futebol brasileiro.

Esse fato é o encontro entre as duas maiores torcidas de cada estado decidindo o campeonato em sistema de finais pela primeira vez. Pode parecer meio estranho, e até é mesmo, mas essa combinação nunca aconteceu na história. Só que esse fato é facilmente confundido com o cenário que ocorreu nos anos de 1987 e 1974, únicas vezes na história que também tivemos as maiores torcidas decidindo os estaduais.

Explica-se. Hoje, no estado de São Paulo, as duas maiores torcidas de acordo com pesquisa realizada em 27/02/2017 pela Folha de São Paulo/Datafolha são as de Corinthians (36%) e São Paulo (19%).

Foto: Divulgação
Sendo assim, a última vez em que as maiores torcidas do estado foram campeãs e vice de estadual seria no ano de 1987, quando os campeões acabaram sendo São Paulo, Vasco, Cruzeiro e Grêmio, e os vices Corinthians, Flamengo, Atlético e Internacional.

Só que se voltarmos ao ano de 1987, a torcida do São Paulo ainda não era a segunda maior do estado. De acordo com a última pesquisa publicada à época, em 1984 pelo jornal o Estado de São Paulo, o Corinthians tinha a maior torcida com 42%, seguido pelo Palmeiras, com 22%. O São Paulo aparecia em terceiro com 14%.

Somente em 1991, de acordo com pesquisa publicada pela Folha de São Paulo/Datafolha, o São Paulo assumiu a segunda colocação no ranking das torcidas com 18% contra 15% do Palmeiras. Sendo assim, não se tem como saber ao certo se em 1984 a torcida do São Paulo já era a segunda maior do estado.

No Rio de Janeiro, de acordo com todas as pesquisas de torcidas levantadas, sempre o Flamengo sempre teve a maior torcida com o Vasco em segundo. Em Minas Gerais e Rio Grande do Sul, também tendo como base as mesmas pesquisas, Atlético, Cruzeiro, Inter e Grêmio já variaram entre primeira e segunda torcida do estado, mas nunca caindo para terceiro.

E indo mais além. Em 1987, último ano das maiores torcidas ficando com o título e o vice, os quatro estaduais de maior tradição não eram decididos em sistema com jogos decisivos. Enquanto o Paulista e o Mineiro eram os únicos com duas finais, o Carioca era decidido em um triangular final e o Gaúcho em um hexagonal.

Por isso, passaríamos a considerar 1974 como o último ano com as maiores torcidas de cada estado decidindo os estaduais, quando a final do Campeonato Paulista foi disputa entre Corinthians e Palmeiras, as duas maiores torcidas do estado na época de acordo com pesquisa divulgada pelo jornal O Estado de São Paulo em 1973 que dava Corinthians (37%) e Palmeiras (25%) nas primeiras posições.

Só que caímos novamente na questão do sistema de disputas. Enquanto o campeonato Paulista tinha dois confrontos finais e o Gaúcho um, o Carioca tinha um triangular final e o Mineiro era decidido a partir de um octogonal final por pontos corridos. Ou seja, não havia decisão em dois dos quatro estados.

Em São Paulo, o Palmeiras sagrou-se campeão após empatar a primeira partida da final por 1 a 1 e vencer o jogo de volta em um Morumbi lotado com mais de 100.000 pessoas por 1 a 0.

No Rio, o Flamengo ganhou o Carioca e um jogo contra o Vasco em que o empate em 0 a 0 lhe garantiu o título, já que o rival e o América-RJ não poderiam mais alcançá-lo.

Em Minas, O Atlético foi campeão ao ficar em primeiro no octogonal final com 47 pontos, quatro à frente do Cruzeiro, que ficou em segundo. Já no Sul, o Inter venceu o Grêmio por 1 a 0 no jogo do título com gol de Valdomiro.

Resumindo, teremos pela primeira vez na história a final dos quatro maiores campeonatos estaduais do futebol brasileiro sendo decidido entre as maiores torcidas de seus estados em um sistema de finais.

O RETORNO DOS CLÁSSICOS EM FINAIS

Se as maiores torcidas dos estados nunca viram suas equipes decidirem os estaduais, os clássicos seguiam pela mesma linha - com uma diferença temporal também surpreendente.

A última vez em que os campeonatos Carioca, Gaúcho, Mineiro e Paulista tiveram clássicos em suas finais foi em 2011, há 8 anos, portanto.

À época, o Paulistão era decidido entre Corinthians e Santos. O duelo marcava a primeira decisão de Tite no retorno ao alvinegro da capital, já pressionado pela precoce eliminação na pré-Libertadores, enquanto o alvinegro praiano contava com os ainda jovens promissores Neymar e Ganso, com a base que seria campeã da Libertadores naquele mesmo ano. O empate em 0 a 0 no Pacaembu e a vitória por 2 a 1 na Vila Belmiro deram o título ao Peixe.

No Carioca, o 'Clássico dos Milhões' decidia o Estadual. Comandados por Ronaldinho Gaúcho, o Flamengo superou o Vasco nas penalidades, conquistando seu 32º títlo carioca. Para o cruz-maltino, o resultado acabaria sendo o pior dos resultados no ano, já que a equipe foi campeã da Copa do Brasil e vice do Campeonato Brasileiro no mesmo ano.

Em Minas, o Cruzeiro conquistou o 36º título em sua história. Após perder a primeira partida por 2 a 1, a equipe celeste, que era a atual vice-campeã brasileira, conseguiu vencer o segundo jogo por 2 a 0 e levou a taça. Depois do Estadual, porém, ambas equipes, ainda sem o Mineirão, fechado para reformas para a Copa de 2014, brigariam contra o rebaixamento no Brasileirão, conquistando a permanência na última rodada.

No Gaúchão, o Inter levantou a taça. Campeão da Libertadores de 2010, o elenco colorado chegou à decisão após vencer o segundo turno do campeonato, se qualificando para encarar o tricolor, que venceu a primeira fase. Na decisão, placares invertidos: 3 a 2 para o Grêmio no Beira-Rio e 3 a 2 para o Inter no Olímpico. Nos pênaltis, Renan defendeu três cobranças e ajudou a equipe colorada a chegar ao 40º títlo estadual em sua história.

No Rio de Janeiro, de acordo com todas as pesquisas de torcidas levantadas, sempre o Flamengo sempre teve a maior torcida com o Vasco em segundo.

Postar um comentário

[facebook]

FlamengoResenha

{facebook#https://www.facebook.com/xresenhacrf} {twitter#https://twitter.com/FlaResenhaNews} {google-plus#https://plus.google.com/u/0/107993712547525207446} {youtube#https://www.youtube.com/channel/UCiHkjDj2ljgIbiv_zUvdG6g/videos}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget