Flamengo voltando a ser exemplo

ENTRE AS CANETAS: Por Ricardo Gonzalez

Este já foi um espaço de várias críticas a posturas do Flamengo, que contrariavam suas origens populares - como cobrar preços de ingressos astronômicos, sem reservar um espaço pequeno que fosse para torcedores mais humildes, ou ficar brigando por tostões na indenização às famílias dos jovens mortos no incêndio do Ninho do Urubu. Mas a gestão Landim parece disposta a corrigir o rumo, e se reencontrar com aqueles que o tornaram um dos maiores fenômenos de massa do futebol mundial. O Conselho Deliberativo aprovou nesta segunda-feira a criação de três novas vice-presidências: de futebol de base, de embaixadas e consulados e, a mais importante e relevante, de responsabilidade social e cidadania.

A vice-presidência de futebol de base é totalmente adequada, no caso do Flamengo especialmente após a tragédia do Ninho. É a resposta de que o clube se dispõe a ter um olhar diferenciado e específico a seus jovens, e se justifica esportivamente pela cada vez mais complexidade e visibilidade das várias categorias, com a criação de mais e mais competições nacionais transmitidas pela TV.

Foto: Divulgação
A de Embaixadas e Consulados, essa nem tão fundamental, foi muito defendida pelo presidente Rodolfo Landim. "Será um incentivo a esses torcedores que consomem Flamengo, torcem, ajudam voluntariamente, tão longe do Rio de Janeiro, nos mais distantes rincões do país e do exterior. Eles é que fizeram do Flamengo o que ele é, mais do que nós aqui na Gávea."

E a de Responsabilidade Social e Cidadania, que ficará a cargo do ex-vice geral e ex-desembargador Walter D'Agostino, essa sim me parece dar ao Flamengo de volta o seu verdadeiro perfil histórico. Serão ações sociais, de incentivo à cidadania e a integração social em comunidades carentes, tudo muito maior do que resultados esportivos - o clube ficou muito tempo ganhando apenas nas fronteiras estaduais e, mesmo assim, viu sua torcida virar a maior do país. A maior prova do acerto da criação proposta por Landim é que, das três novas VPs, esta última foi a única que o Conselho aprovou por unanimidade - emboras as outras duas o tenham sido por ampla maioria.

Num momento dramático no país de desconstrução de tudo, pouco importando o impacto disso na população mais frágil, o Flamengo acaba de dar uma baita exemplo, que deveria ser seguido por todos os clubes, empresas e governos.

OFlamengo acaba de dar uma baita exemplo, que deveria ser seguido por todos os clubes, empresas e governos.

Postar um comentário

[facebook]

FlamengoResenha

{facebook#https://www.facebook.com/FlamengoSouRubroNegro} {twitter#https://twitter.com/SiteFlaResenha} {google-plus#https://plus.google.com/u/0/107993712547525207446} {youtube#https://www.youtube.com/channel/UCiHkjDj2ljgIbiv_zUvdG6g/videos}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget