Peruano entra com ação defendendo a torcida do Fla no Engenhão

LANCE: José Carlos Isidro Pereira, o José Carlos Peruano, que, no último pleito, foi candidato à presidência do Flamengo pela Chapa Amarela, entrou, no começo da noite desta quinta-feira, com uma ação cautelar para que os lados das torcidas de Flamengo e Vasco no Nilton Santos sejam mantidos na primeira partida da final do Campeonato Carioca, que acontece neste domingo. O Vasco, mandante do jogo, e a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj), organizadora do campeonato, são os réus.

No documento, Peruano ressalta o histórico de confrontos entre as torcidas dos dois times e aponta que o Batalhão de Especial de Policiamento em Estádios (Bepe) externou ser contrário à troca e classifica tal mudança como uma irresponsabilidade.

"Tal alteração eleva o perigo da realização do espetáculo para uma condição de risco máximo, haja vista que as torcidas já estão acostumadas a ir e adentrar ao Engenhão pelos lados tradicionais que ocupam desde a sua inauguração, tal mudança acarretará no encontro das torcidas rivais, pois o entorno do estádio é formado por diversas ruas estreitas, podendo ocorrer confrontos com vitimas fatais como já ocorreram, infelizmente, por diversas vezes em jogos de futebol, pondo em RISCO VIDAS HUMANAS!!!", aponta trecho.

Foto: Divulgação
Descontente com o fato de administração do Maracanã ser, pelos próximos 180 dias, compartilhada entre a dupla Fla x Flu, a diretoria do Vasco levou o primeiro confronto da decisão do Estadual para o Nilton Santos. Além disso, escolheu os lados Leste e Sul, que, geralmente, neste clássico, são ocupados pelo Flamengo. Assim, a torcida rubro-negra ficará nos setores Norte e Oeste.

Quem defende Peruano na ação é Marcelo Vargas, que foi candidato à presidência pela Chapa Branca.

Veja trechos da ação:

"DOS FATOS:

O Autor quando foi adquirir o seu ingresso para o jogo do próximo Domingo dia 14/04/19, entre o 1º Réu e o Clube de Regatas do Flamengo, se assustou quando viu impresso no ingresso o setor norte, foi procurar informações na mídia sobre a mudança de local da Torcida do Flamengo e foi informado que a alteração foi uma exigência do 1º Réu que é o mandante da partida.

Inconformado e preocupado com tal atitude, recorreu ao Poder Judiciário no intuito de resguardar vidas humanas e evitar uma tragédia se tal evento for realizado da forma que o 1º Réu deseja.

Todos sabem a complexidade da realização de um evento deste porte e principalmente do histórico de confrontos de torcidas deste jogo, é no mínimo uma irresponsabilidade a realização do evento com a alteração dos locais onde ficam as torcidas.

O BEPE, Batalhão Especial de Policiamento em Estádios, através do seu Comandante, já expressou o seu descontentamento e relutância na realização da partida nestas condições, afirmou peremptoriamente que não garante a segurança com a mudança dos lados das torcidas.

Tal alteração eleva o perigo da realização do espetáculo para uma condição de risco máximo, haja vista que as torcidas já estão acostumadas a ir e adentrar ao engenhão pelos lados tradicionais que ocupam desde a sua inauguração, tal mudança acarretará no encontro das torcidas rivais, pois o entorno do estádio é formado por diversas ruas estreitas, podendo ocorrer confrontos com vitimas fatais como já ocorreram, infelizmente, por diversas vezes em jogos de futebol, pondo em RISCO VIDAS HUMANAS!!!

A 2ª Ré é a organizadora da competição e como prevê o Estatuto do Torcedor é responsável pela realização do evento, sendo assim tem que tomar as medidas cabíveis para evitar um mal maior.
O intuito do Autor/Torcedor é tão somente resguardar vidas humanas, de ambas as torcidas, que estão em risco neste cenário de incertezas que é o jogo deste próximo Domingo, que era para ser uma grande festa do Futebol Carioca, mas com estas mudanças traz um cenário de incertezas e insegurança que afasta o torcedor e suas famílias e causa angustia e medo ao torcedor de acontecer mais uma tragédia"

"DO DIREITO:
CONSTITUIÇÃO FEDERAL
CAPÍTULO III
DA SEGURANÇA PÚBLICA
Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:
I - polícia federal;
II - polícia rodoviária federal;
III - polícia ferroviária federal;
IV - polícias civis;
V - polícias militares e corpos de bombeiros militares".

"LEI DA ORDEM PÚBLICA
É toda lei imperativa ou proibitiva que organiza, disciplina e garante as condições existenciais da sociedade e o seu funcionamento, que defende o interesse de todos, e não pode ser alterada pela vontade ou por convenções dos particulares.
ESTATUTO DO TORCEDOR
CAPÍTULO IV
DA SEGURANÇA DO TORCEDOR PARTÍCIPE DO EVENTO ESPORTIVO
Art. 13. O torcedor tem direito a segurança nos locais onde são realizados os eventos esportivos antes, durante e após a realização das partidas".


"DOS PEDIDOS:
- Requer urgência na Decisão pleiteada, pelo caráter do “Periculum in Mora” e “Fumus Boni Iuris”;
- Requer que seja concedida a Gratuidade de Justiça;
- Requer a intimação do Ministério Público;
- Requer a intimação dos Réus;
- Requer que os lados das torcidas sejam mantidos como sempre foram desde a sua inauguração;
- Se não for possível manter os lados tradicionais das torcidas, requer que o jogo seja realizado com portões fechados, no intuito de preservar a integridade física dos torcedores.
Tais medidas se tornam necessárias, para a preservação das vidas humanas envolvidas neste jogo, para preservar a ordem pública e primar pela segurança do espetáculo"

Além disso, escolheu os lados Leste e Sul, que, geralmente, neste clássico, são ocupados pelo Flamengo.

Postar um comentário

[facebook]

FlamengoResenha

{facebook#https://www.facebook.com/xresenhacrf} {twitter#https://twitter.com/FlaResenhaNews} {google-plus#https://plus.google.com/u/0/107993712547525207446} {youtube#https://www.youtube.com/channel/UCiHkjDj2ljgIbiv_zUvdG6g/videos}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget