Veja como fica o Fla na Libertadores com vitória, empate ou derrota

GLOBO ESPORTE: Não é uma final, como se costuma dizer no jargão jornalístico, mas a partida desta quinta-feira diante do San José, às 21h (de Brasília) no Maracanã, ganhou contornos de decisão em uma semana vista como a mais importante do Flamengo até agora em 2019: tem o confronto com os bolivianos, onde a vitória é obrigatória para as pretensões de classificação na Libertadores, e no domingo inicia a final do Campeonato Carioca contra seu arquirrival, Vasco.

A derrota para o Penãrol em casa, na semana passada, colocou obstáculos em uma classificação que parecia encaminhada no Grupo D da Libertadores. Se antes a matemática era simples e só precisava vencer seus jogos restantes como mandante, após perder dos uruguaios os rubro-negros tiraram as calculadoras do bolso e passaram a fazer contas. Nelas, uma constatação: não há mais espaço para tropeços no Maracanã. E o resultado desta quinta terá consequências, boas ou ruins.

Foto: Divulgação
SE VENCER...

A um empate da classificação
O Flamengo não tem alternativa: terá de buscar pontos fora de casa para avançar, se não quiser ficar no desespero por uma combinação de resultados nas duas últimas rodadas. Uma vitória contra o San José, no entanto, pode encurtar o caminho. Se ganhar nesta noite, o Rubro-Negro garante vaga antecipada nas oitavas com um empate em Quito, no Equador, contra a LDU.

Briga aberta pelo 1º lugar
Para reassumir a liderança nesta quinta, o Flamengo vai precisar vencer por três gols de diferença. Porém, independentemente do saldo, uma vitória deixará o time com os mesmos nove pontos do Peñarol e muito vivo na briga pela primeira colocação do grupo, que dá vantagem de decidir em casa nas oitavas de final. Brasileiros e uruguaios se enfrentarão na última rodada em Montevidéu.

Tranquilidade para o Carioca
A Libertadores é a prioridade, mas o resultado desta quinta, no Maracanã, também influenciará diretamente na preparação para a decisão do Campeonato Carioca. Uma vitória contra o San José, por exemplo, encerrará a sequência de três jogos sem vencer e tende a dar um ânimo extra para o primeiro jogo da final contra o Vasco, neste domingo no Nilton Santos.

SE EMPATAR OU PERDER...

Classificação fortemente ameaçada
Um novo tropeço no Maracanã ainda não será suficiente para tirar o Flamengo do segundo lugar, que é a zona de classificação. Porém, basta um empate para já poder ser ultrapassado pela LDU na rodada seguinte em Quito, no Equador. E a última rodada também é fora, contra o Peñarol em Montevidéu, no Uruguai. Em caso de derrota nesta quinta, também ressuscitaria o San José.

Maior cobrança sobre Abel
Já não tem sido fácil para o técnico rubro-negro os primeiros meses de seu retorno ao Flamengo. Apesar da boa campanha, com só duas derrotas na temporada, Abel tem sido constantemente criticado pelos torcedores, especialmente sobre a não titularidade de Arrascaeta. Um novo tropeço na Libertadores, diante do rival mais frágil do grupo, faria a cobrança aumentar sobre o treinador.

Panela de pressão na final
E além de um tropeço ameaçar o sonho do bicampeonato da Libertadores, prioridade do clube em 2019, também afetaria a moral da equipe, que chegaria com um jejum de quatro jogos sem vencer para enfrentar o Vasco, que estará com a auto-estima elevada após se classificar em cima do Avaí em Florianópolis na Copa do Brasil. O clima para a final do Carioca seria de extrema ebulição.

O Flamengo não tem alternativa: terá de buscar pontos fora para avançar, se não quiser ficar no desespero por uma combinação de resultados.

Postar um comentário

[facebook]

FlamengoResenha

{facebook#https://www.facebook.com/xresenhacrf} {twitter#https://twitter.com/FlaResenhaNews} {google-plus#https://plus.google.com/u/0/107993712547525207446} {youtube#https://www.youtube.com/channel/UCiHkjDj2ljgIbiv_zUvdG6g/videos}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget