Com Jorge Jesus, Flamengo toma conta do noticiário europeu

COLUNA DO FLA: Por: Luiz Biriba

“O Flamengo tornou-se uma força da natureza e, repito, no Flamengo venta, chove, troveja, relampeja.” A frase histórica é do tricolor Nelson Rodrigues, mas retrata fielmente a magnitude do clube. Seja nas grandes conquistas ou nos marcantes fracassos, absolutamente tudo em vermelho e preto toma proporção gigantesca e amplificada. Se não, vejamos: que desdobramentos a contratação do treinador Jorge Jesus causou até agora?

Com o Manto Sagrado, o presidente Rodolfo Landim – ao lado do novo técnico – foi entrevistado no gramado, antes da final da Champions League, entre Liverpool e Tottenham, no último sábado (01). Fenômeno comum em times europeus, a presença de estrangeiros – seja dentro do campo ou à beira dele – é algo visto como recente no Brasil e sofre, inclusive, críticas de classes como a de treinadores. Ter a marca ‘Flamengo’ estampada no jogo que definiu o maior e melhor campeonato de clubes do mundo não é, portanto, pouca coisa.

Jorge Jesus com torcedores do Flamengo em Portugal - Foto: Divulgação
A presença de Jorge Jesus no Brasil, para assinar contrato e assistir aos jogos contra Fluminense e CSA, despertou interesse da imprensa estrangeira. Que veio antes: ontem, duas equipes de televisões portuguesas estiveram no Maracanã para cobrir a partida da Copa do Brasil. Uma suposta contratação do melhor treinador brasileiro na atualidade faria o jornalismo esportivo europeu atravessar o oceano?

Por fim – apesar da celeuma atual que o envolve mais em páginas policiais do que em esportivas – Neymar teve seu nome associado ao Mais Querido por uma emissora de tv espanhola em uma possível mudança de ares, colocando Flamengo, Barcelona e Real Madrid como destinos cogitados pelo craque.

Nelson Rodrigues afirmou também, certa vez, que “poucas instituições serão tão abrangentemente nacionais quanto o Flamengo”. Como nem todo jornalista pode prever perfeitamente o futuro, pedimos liçenca ao cronista tricolor para um breve adendo: o Brasil já é nosso, daqui em diante vamos mudar de patamar e firmar nossos pés no cenário europeu e mundial.

Ter a marca ‘Flamengo’ estampada no jogo que definiu o maior e melhor campeonato de clubes do mundo não é, portanto, pouca coisa.

Postar um comentário

[facebook]

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget