Jesus foge do comum e dá mostras da nova cara do Flamengo

GLOBO ESPORTE: Foram apenas nove dias de trabalho de Jorge Jesus no campo, mas na vitória por 3 a 1 sobre o Madureira no jogo-treino, sábado, na Gávea, já foi possível ver um pouco dos planos e da influência do novo treinador. A mais flagrante foi a mudança tática com a presença de apenas um volante de ofício e dois atacante de mobilidade, além de homens abertos pelos cantos. Mas houve também alterações mais sutis de posicionamento e estratégia nas bolas paradas. A impressão foi positiva, apesar da fragilidade do adversário.

Na prática, Jesus escalou o Flamengo em um 4-1-3-2. Rodinei, Léo Duarte, Rodrigo Caio e Renê atrás. Arão como único volante. A linha de meio com Lucas Silva na direita, Diego no meio e Vitinho na esquerda. Bruno Henrique e Gabigol mais avançados. E muita movimentação. O Flamengo abortou, ao menos contra o Madureira, o 4-3-3 usado há anos no clube e comum no futebol brasileiro. Ao mesmo tempo, ficou claro que o time ainda tem muito a assimilar.

Foto: Alexandre Vidal
Arão por muitas vezes ficou quase como um terceiro zagueiro. Diego foi quem tentou recuar mais vezes e auxiliar na saída de bola e marcação, uma espécie de segundo volante, como o próprio classificou após o jogo. Bruno Henrique ficou com menos obrigação de marcar o lateral adversário até o fim.

- Depois de uma semana de trabalho, era para colocar em prática aquilo que fizemos. Acho que foi um bom treino. Ainda temos coisas a corrigir e melhorar, mas nos identificamos cada vez mais como equipe. Viemos ao coração do Flamengo, a Gávea, que era uma coisa que eu pretendia, juntar a torcida ao time. Todos juntos, vamos conseguir os objetivos - disse o técnico à Fla TV.

Durante o tempo que os titulares estiveram em campo, Lucas Silva e Vitinho chegaram a inverter os lados. A partir do início do segundo tempo, Jesus começou a fazer muitas mudanças no time. Lincoln, Ronaldo, Piris, Dantas, Thuler, João Lucas, Pará, Rafael Santos, Berrío e Hugo Moura entraram.

Estilo enérgico do Mister

Assim como é nos treinos, Jorge Jesus foi bastante participativo à beira do campo. Orientou, gritou, andou muito e não se privou de brigar quando achou necessário. Em uma função nova, William Arão foi um dos mais lembrados pelo treinador.

- Atenção, Arão! Tá mal, Arão! Tá mal, Arão!

Jesus também se mostrou bastante enérgico ao fim da partida. O clima na Gávea era de confraternização, com a presença da torcida, mas, assim que soou o apito, o português ignorou o ambiente festivo, entrou em campo gesticulando muito, deu uma bronca em Dantas - provavelmente pela falha no gol do Madureira - e em seguida cobrou Berrío e Piris da Motta. O capitão Diego garantiu que o grupo aprova o estilo exigente do treinador.

- É o técnico que mais exigiu do time até agora. Vamos abraçar, comprar a ideia. Sabemos a oportunidade que temos. Todos estão cansados, mas muito motivados. Também queremos excelência. É promissor. Expectativa muito boa. A reação tem sido boa da equipe. Falam como se o elenco não estivesse preparado. Que fique claro que não temos problemas em trabalhar - afirmou o capitão.

Vitinho aproveita bem a oportunidade

Ainda sem os jogadores que estão com suas seleções, casos de Trauco, Arrascaeta e Cuéllar, além de Everton Ribeiro (machucado) e Rafinha (recém-integrado), Jesus iniciou o jogo-treino com alguns atletas que não vinham sendo titulares, casos de Vitinho, Rodinei e Lucas Silva. Autor de dois gols, Vitinho foi quem melhor aproveitou. Não apenas pelos gols, mas pela movimentação e participação.

Rodinei também ganhou pontos, mas a tendência é que saia do time quando Rafinha tiver em boas condições físicas. Rodrigo Caio também manteve o nível das atuações antes da parada da Copa América. Gabigol, menos centralizado, alternou bons lances com erros bobos.

Diego mantém posto de capitão

O novo treinador manteve o camisa 10 como capitão da equipe. Diego fez um bonito gol e tentou se adaptar na função de dar mais auxílio na marcação, já que Arão era o único volante. Apesar de o Madureira não ter exigido muito, se saiu bem.

Após o retorno de Arrascaeta, resta saber se Jorge Jesus o vê como um concorrente direto de Diego ou vai encontrar algum outro posicionamento para o uruguaio.

Rafinha: por enquanto, espectador

O lateral-direito ficou junto com os demais companheiros no banco de reserva em boa parte do jogo-treino, mas não entrou. Ainda está em processo de recondicionamento físico. Além dele, apenas Gabriel Batista, Klebinho e Rhodolfo não foram observados. Sinal de que o zagueiro, titular nos primeiros jogos do ano com Abel Braga, perdeu ainda mais espaço com Jesus.

Everton Ribeiro, que se recupera de uma lesão no tendão de Aquiles, fez uma atividade física separado.

Gávea vive dia de festa para torcida e corneta para Gabigol

Horas antes do jogo-treino a sede do clube já estava cheia. Foram filas grandes para os sócios e seus convidados entrarem para acompanhar a atividade. O cálculo é de que cerca de 500 pessoas assistiram ao 3 a 1 sobre o Madureira. Guardas precisaram organizar o trânsito no entorno da Gávea, ambulantes circulavam pelo local... Resumindo, o jogo-treino ganhou ares de jogo oficial.

Lá dentro, os rubro-negros aproveitaram a oportunidade para gritar os nomes dos ídolos e pedir fotos. Mas também teve espaço para cornetadas.

Com a proximidade do gramado, os jogadores conseguiam ouvir perfeitamente elogios e críticas da torcida. Em determinado momento, alguns torcedores ficaram na bronca com Gabigol, que optou por servir Bruno Henrique e não finalizou após bela jogada de Vitinho" Não é Gabigol? Então chuta, p.." O camisa 9 aparentemente não curtiu, mas ficou em silêncio.

Jorge Jesus foi um dos mais festejados. No intervalo do jogo, um grupo gritou "Jesus, Jesus!". O treinador sorriu e levantou o dedo indicador para o céu. No fim, repetiu o gesto para um grupo de crianças que foi cumprimentá-lo.

O Flamengo abortou, ao menos contra o Madureira, o 4-3-3 usado há anos no clube e comum no futebol brasileiro.

Postar um comentário

[facebook]

FlamengoResenha

{facebook#https://www.facebook.com/xresenhacrf} {twitter#https://twitter.com/FlaResenhaNews} {google-plus#https://plus.google.com/u/0/107993712547525207446} {youtube#https://www.youtube.com/channel/UCiHkjDj2ljgIbiv_zUvdG6g/videos}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget