O futebol do Flamengo deve mudar

GLOBO ESPORTE: Por Marco Condez

O nome mais cotado para comandar o Flamengo é o português Jorge Jesus, que tem currículo de respeito no seu país. Na última década trabalhou nos clubes portugueses Braga, Benfica e Sporting e na Arábia Saudita comandou o Al-Hilal. Também, revolucionou o estilo de jogo do clube português Felgueiras, adaptando os conceitos assimilados após estágio com Cruyff, no Barcelona.

Os conceitos de Jorge Jesus se encaixam com a filosofia moderna de jogar, o que pode significar uma ruptura de estilo no Flamengo. A parada para disputa da Copa América será de vital importância para iniciar as adaptações do elenco ao novo estilo e do novo técnico com a cultura do futebol brasileiro.

Foto: Divulgação
Realmente, o trabalho de Abel Braga no Flamengo não estava sendo produtivo nos últimos jogos. Mas, acredito que ele teria chances de continuar seus trabalhos no clube, se lhe fosse dado maior tempo para sanar as irregularidades no desempenho da equipe, que se tornaram mais evidenciadas nas últimas apresentações.

No início da temporada quando Renato Gaúcho declarou que continuaria no Grêmio, Abel passou a ser o preferido para assumir o cargo de comandante técnico do Flamengo. Seu perfil de técnico tarimbado e campeão se enquadrava perfeitamente para gerenciar um elenco caro e com egos aflorados. A ideia era repetir o mesmo sucesso do Palmeiras com Felipão.

A postura conservadora de trabalhar, mas que também conseguia aliar conceitos do futebol moderno em suas estratégias estava dando resultado. Em alguns jogos ficou visível que o objetivo era de que o time mantivesse a posse de bola tornando o meio campo leve.

A meta de se classificar na Libertadores foi alcançada. Pode ter sido sofrida, mas foi concretizada. O time foi Campeão Carioca de 2019. Na Copa do Brasil, o Flamengo conquistou a vantagem do empate para o jogo de volta contra o Corinthians, o que encaminhou a classificação para disputar as quartas de final dessa competição. E, no Brasileirão está na sexta colocação, com diferença de somente 3 pontos do líder Palmeiras.

Em termos de resultados, Abel Braga estava relativamente bem, mas oscilações da equipe já começavam a fazer com que a diretoria questionasse sua postura. O time do Flamengo construía boas jogadas, mas a dificuldade de finalizá-las com êxito já estava incomodando.

Tecnicamente, um dos pontos centrais de discordância era a troca constante de jogadores na função de meia-armador, que por vezes prejudicava o rendimento da equipe. A carência da zaga da equipe carioca para acompanhar o restante do elenco, era outro problema latente.

No início de sua gestão Abel declarou ter identificado a “falta de vontade” do elenco em produzir e não se importar com as derrotas. Com Abel, o Flamengo podia ser descrito como um time que se incomodava com resultados negativos, mas, que não conseguia alcançar o rendimento máximo na maioria dos jogos.

A declaração de simpatia de Abel para com o Internacional também pode ter contribuído para aumentar a pressão. A torcida se colocou excessivamente rigorosa quanto à atuação do técnico e passou a pressiona-lo sistematicamente, apesar dos jogadores manifestarem apoio integral a seu comandante.

Abel Braga se antecipou à demissão, segundo ele por se sentir traído pela diretoria, que não lhe comunicou que estava em contato com outros treinadores para substituí-lo. A interferência de dirigentes na escalação da equipe para o próximo jogo contra o Fortaleza, também irritou o treinador. Abel pretendia escalar alguns reservas, a fim de poupar os titulares para o confronto decisivo da Copa do Brasil contra o Corinthians.

Por enquanto sob o comando do técnico interino, o Flamengo deverá seguir com o mesmo padrão de jogo. Com Jorge Jesus ou qualquer outro técnico que venha a assumir a equipe carioca, oscilações são esperadas, mas a motivação de ter um novo comandante poderá superar as dificuldades e manter o desempenho da equipe em alto nível.

Por enquanto sob o comando do técnico interino, o Flamengo deverá seguir com o mesmo padrão de jogo.

Postar um comentário

[facebook]

FlamengoResenha

{facebook#https://www.facebook.com/xresenhacrf} {twitter#https://twitter.com/FlaResenhaNews} {google-plus#https://plus.google.com/u/0/107993712547525207446} {youtube#https://www.youtube.com/channel/UCiHkjDj2ljgIbiv_zUvdG6g/videos}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget