Sem taxas para abocanhar, situação financeira da FBERJ preocupa

LANCE: São 19 anos desde a última vez que os quatro grandes clubes do Rio entraram em quadra para disputar o posto de campeão no basquete. Desde 2000, Vasco, Flamengo, Fluminense e Botafogo não participam juntos do Campeonato Estadual da modalidade, e o fato é um dos grandes alertas para Daniel Rinte, presidente da Federação de Basquete do Estado de Rio de Janeiro. Há nove meses no comando da FBERJ, o dirigente vem quebrando a cabeça para conseguir reestruturar a instituição e levar o esporte de volta ao topo. A ausência de dois dos maiores clubes no principal campeonato da Cidade Maravilhosa é um dos alertas principais.

Com o Estadual iniciando neste sábado, a Federação encara a dura situação financeira e começa a buscar alternativas para reestruturar a modalidade. Neste ano, apenas Flamengo, Botafogo e Niterói estarão em quadra na disputa pelo título do Campeonato, mas os planos para a próxima temporada vão muito além da atual realidade.

- Não podemos falar de Campeonato Estadual sem mencionar Vasco, Fluminense, Tijuca, Municipal, e tantos outros que por anos fizeram de nosso Campeonato um dos mais disputados do País. Já estamos trabalhando com algumas ideias para a Temporada 2020 e, entre elas, a de buscar uma maior participação de outros Clubes e Associações. Para que isso aconteça é necessário iniciarmos com antecedência esse Campeonato - analisou o presidente.

Foto: Divulgação
Na primeira temporada de gestão, Daniel deu prioridade às iniciativas que tentassem angariar novos clubes e investimentos. No primeiro momento o resultado foi positivo para as categorias de base, que nos últimos anos têm sido a espécie de mina de ouro para a Federação.

- Neste primeiro ano estamos aprendendo bastante e podemos garantir que estaremos crescendo ainda mais na próxima temporada. Queremos fortalecer a base do masculino e feminino e temos alguns planos para revigorar e fortalecer os Campeonatos Adultos em 2020. Uma das ideias que tivemos em conjunto foi que diminuímos as taxas de mensalidade, o que nos fez conseguir novos filiados para Temporada 2019. Diminuímos, também, as taxas de arbitragens, que estavam nos mesmos valores há cinco anos. Precisamos em conjunto com a CBB trazer de volta os Brasileiros de Base. - comentou.

Sem grandes investimentos, a Federação tem sofrido para manter vivo um dos torneios mais tradicionais do país e mesmo com o planejamento de evolução para a próxima temporada, o dirigente não fecha os olhos para a crise e admite que a perspectivas por grandes patrocinadores não é das maiores.

- Está muito difícil em todos os sentidos. Falta investimento em todas as áreas, faltam empresas para gerar empregos para nossa população, imagina para patrocinar o esporte em nosso Estado - lamentou.

Basquete Flamengo
Na enxuta competição deste ano, Fla, Bota e Niterói terão pela frente um calendário de até nove partidas (decisão em melhor de três). A Final tem data marcada para o dia 1º de outubro. Com presenças garantidas na temporada 2019-20 do NBB, Fla e Bota são os grandes favoritos, podendo então reeditar a final de 2018, quando o Rubro-Negro sagrou-se campeão.

Os jogos do Estadual 2019:

TURNO:
• Niterói x Flamengo
- 31/08 às 18h, Instituto Abel

• Niterói x Botafogo
- 01/09 às 15h, Instituto Abel

• Botafogo x Flamengo
- 06/09 às 20h, Ginásio Oscar Zelaya

RETURNO:
• Botafogo x Niterói
- 08/09 às 11h, Ginásio Oscar Zelaya

• Flamengo x Niterói
- 11/09 às 20h, Ginásio Hélio Mauricio

• Flamengo x Botafogo
- 13/09 às 20h, local a definir

FINAIS:
• 26/09, 29/09 e 01/10 (se necessário)
- locais e horários a definir

Neste ano, apenas Flamengo, Botafogo e Niterói estarão em quadra na disputa pelo título do Campeonato.

Postar um comentário

[facebook]

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget