Flamengo, um líder incontestável

O DIA: Incontestável, o Flamengo de Jorge Jesus abriu sua maior vantagem na liderança deste Brasileiro, que agora é de cinco pontos sobre o vice-líder Palmeiras. E a importância do treinador se traduz em números: se o time mantiver os 83,3% de aproveitamento sob seu comando, alcançará 89 pontos e não só conquistará o hepta como terá a melhor campanha desde que o campeonato é disputado no atual formato — em 2003, o Cruzeiro chegou a 100, mas conquistou 72,4% dos pontos, já que eram 24 clubes, com seis rodadas a mais.

Na época a oito pontos do líder Palmeiras, Jesus chegou ao Rubro-Negro com a missão de brigar pelo título, e o resultado foi até melhor do que o esperado. Em apenas 14 jogos, foram 35 pontos somados contra 22 do Verdão, com direito a vitória por 3 a 0 sobre o concorrente.

Everton Ribeiro driblando em Chapecoense x Flamengo - Foto: Alexandre Vidal
Antecessor do Mister, Abel Braga foi demitido justamente depois de atuações frustrantes contra Atlético-MG e Athletico-PR, adversários que o português enfrentará nesta semana para provar que, de fato, foi o maior responsável pela mudança de patamar da sua equipe, com o agravante de não ter Arrascaeta e Filipe Luís, lesionados, e Gabigol e Rodrigo Caio, servindo à Seleção. Naquela ocasião, o Fla perdeu por 2 a 1 para o Galo, no Independência, e venceu por 3 a 2 os reservas do Furacão, no Maracanã, mas teve péssima atuação.

Sequência positiva

Outro fato que anima a torcida é que a sequência que o Rubro-Negro terá pela frente marcou a caminhada rumo à liderança isolada do Brasileiro no primeiro turno. Apesar da derrota para o Atlético-MG, o time se recuperou e conquistou 35 dos 45 pontos disputados (77,7%). Foram 11 vitórias, dois empates e apenas uma derrota — 3 a 0 para o Bahia, na Fonte Nova.

Se não der para manter o aproveitamento com o técnico Jorge Jesus, que pelo menos repita o que fez na mesma sequência, já que, ainda assim, teria a melhor campanha da história, com 87 pontos. A diferença é que, agora, enfrenta seus principais concorrentes na briga pelo título — Palmeiras e Santos — fora de casa.

Números apontam favoritismo

O atacante Berrío sofreu entorse no tornozelo direito durante a vitória por 1 a 0 sobre a Chapecoense, mas, para alívio de Jorge Jesus, nenhuma lesão foi constatada. Por precaução, ele desfalca o Flamengo contra o Atlético-MG, quinta-feira, no Maracanã.

Já Gabigol e Rodrigo Caio, que servirão à seleção brasileira, não jogarão as duas próximas rodadas, e o Flamengo prepara uma logística especial para colocá-los em campo contra o Fortaleza, dia 16, no Castelão.

Com a Amarelinha, a dupla disputará amistosos contra Senegal, quinta-feira, e Nigéria, domingo, ambos em Singapura. Depois, eles seguem para Amsterdã, onde pegarão um voo direto para Fortaleza e se juntarão ao restante do elenco. O clube ainda enviará um fisioterapeuta para acelerar a recuperação dos atletas no período em que estarão com a Seleção, inclusive no voo de volta ao Brasil.

Além de Berrío, Arrascaeta e Filipe Luís também foram ao Ninho do Urubu no dia de folga do elenco. Ambos sofreram lesões em ligamentos do joelho e se apressam para jogar a semifinal da Libertadores, dia 23, contra o Grêmio.

Berrío será desfalque na quinta

O atacante Berrío sofreu entorse no tornozelo direito durante a vitória por 1 a 0 sobre a Chapecoense, mas, para alívio de Jorge Jesus, nenhuma lesão foi constatada. Por precaução, ele desfalca o Flamengo contra o Atlético-MG, quinta-feira, no Maracanã e, provavelmente, no domingo.

Já Gabigol e Rodrigo Caio, com a seleção brasileira, não jogarão as duas próximas rodadas, e o Flamengo prepara uma logística especial para colocá-los em campo contra o Fortaleza, dia 16, no Castelão.

Com a Amarelinha, a dupla disputará amistosos com Senegal, quinta-feira, e Nigéria, domingo, ambos em Singapura. Depois, eles seguem para Amsterdã, onde pegarão um voo direto para Fortaleza e se juntarão ao restante do elenco. O clube ainda enviará um fisioterapeuta para acelerar a recuperação dos atletas no período em que estarão com a Seleção, inclusive no voo de volta ao Brasil.

Além de Berrío, Arrascaeta e Filipe Luís também foram ao Ninho do Urubu no dia de folga do elenco. Ambos sofreram lesões em ligamentos do joelho e se apressam para jogar a semifinal da Libertadores, dia 23, contra o Grêmio, no Maracanã.

Em apenas 14 jogos, foram 35 pontos somados contra 22 do Verdão, com direito a vitória por 3 a 0 sobre o concorrente.

Postar um comentário

[facebook]

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget