Não é só ataque: defesa também explica a boa fase do Flamengo

UOL: Time reconhecido pelo seu poderio ofensivo, o Flamengo também faz da sua solidez defensiva uma de suas armas para se manter na ponta da tabela do Campeonato Brasileiro.

Antes da chegada de Jorge Jesus, a equipe demonstrava fragilidade na hora de se proteger, algo que tem sido corrigido pelo português. Com Abel Braga, o Flamengo levou nove gols em seis jogos pela competição nacional. Com o "Mister", foram 11 em 14 compromissos. Nas outras três ocasiões, o Fla foi dirigido pelo auxiliar Marcelo Salles e não foi vazado nenhuma vez.

A evolução de rendimento também se explica pelo sucesso que o clube teve na última janela. Com as chegadas de Pablo Marí, Rafinha e Filipe Luís, o setor ficou bem mais fortalecido. Somado ao bom momento de Rodrigo Caio, o Flamengo alcançou maior equilíbrio e já tem a quarta melhor defesa do Brasileiro (ao lado do Bahia, com 20 gols sofridos). Na frente dos cariocas estão Corinthians (13), São Paulo (16) e Palmeiras (18).

Pablo Marí e Rodrigo Caio, zagueiros do Flamengo - Foto: Alexandre Vidal
Agora chegou a hora de esse sistema mais eficiente ser testado com uma escalação bem diferente. Rodrigo Caio, convocado para a seleção brasileira, está fora pelo menos dos jogos diante de Atlético-MG e Athletico-PR. Filipe Luís se recupera de lesão no joelho. O mais provável é que o espanhol Marí seja acompanhado por Thuler na zaga, enquanto Renê deve ser efetivado entre os titulares até que o camisa 16 retorne.

"Se não tiver jogadores com qualidade, esquece. Trouxemos uma ideia e partilhamos com o grupo. São eles os grandes responsáveis pelas vitórias conseguidas", pontuou o treinador.

O bom desempenho foi mantido mesmo após a saída do volante Cuéllar, que trocou o Fla pelo Al-Hilal, da Arábia Saudita. Quando o colombiano saiu, houve questionamentos acerca da capacidade de o time se defender bem. Jesus apostou alto, recuou um pouco Willian Arão e os resultados vieram.

Fla volta a campo
Após a vitória por 1 a 0 sobre a Chapecoense, o elenco retoma os trabalhos depois de um dia de folga. Na quinta-feira, os rubro-negros encaram o Galo, às 20h, no Maracanã.

Com Abel Braga, o Flamengo levou nove gols em seis jogos pela competição nacional. Com o "Mister", foram 11 em 14 compromissos.

Postar um comentário

[facebook]

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget