O que não pode acontecer é o Flamengo relaxar

COMPLETANDO A JOGADA: Por Marco Condez

Apesar de ainda faltarem 15 rodadas para o final do Campeonato Brasileiro, os resultados da rodada 23, podem ser o início da definição da competição. Flamengo vencendo a Chapecoense abriu diferença de 5 pontos com relação ao vice-líder Palmeiras e de 8 para o Santos, terceiro colocado.

E, na próxima rodada, a tendência é de que a vantagem do líder aumente ainda mais e comece a se consolidar. O favoritismo do time carioca é grande, pois o Flamengo recebe o Atlético Mineiro, no Maracanã.

O outro jogo, da próxima rodada, que envolve as primeiras colocações é o confronto direto entre Santos e Palmeiras. Como o jogo será na Vila Belmiro, o Santos tem ligeira vantagem, pois lá o time santista costuma ter boas atuações. O Palmeiras, apesar de não ter amargado nenhuma derrota após mudar o comando técnico para Mano Menezes, não apresentou atuações regulares nos dois últimos jogos, que terminaram empatados.

Bruno Henrique durante Chapecoense x Flamengo - Foto: Alexandre Vidal
Na rodada 23, contra o Atlético Mineiro, o Palmeiras até apresentou volume de jogo, mas não conseguiu traduzi-lo em chances reais de gol. O empate, só foi conseguido graças as qualidades individuais de Dudu e Gustavo Scarpa, que desestruturam a defesa do time mineiro neste lance, com “tabela” bem feita.

O roteiro deste jogo foi de o Palmeiras tentado, de todas as formas, furar o bloqueio bem armado por Rodrigo Santana, técnico do Atlético, que entrou em campo com o firme propósito de não ser derrotado. Para isso, o Galo utilizou estratégia simples e conservadora, pois compôs o setor defensivo com uma linha bem formatada de cinco jogadores, o meio campo com quatro e o ataque com apenas um jogador na referência. Dessa forma, conseguiu ser perigoso nos contra-ataques e em lances de bolas paradas.

Depois que Mano assumiu o comando técnico, essa foi a pior apresentação do Palmeiras em termos de efetivação de estratégia de jogo. A torcida apesar das reclamações, acredito que foi a maior incentivadora do empate, pois motivou os jogadores palmeirenses a continuar buscando o gol.

Fica realmente difícil blindar o elenco da pressão da torcida e da própria necessidade de vencer, para alcançar a meta de se aproximar do líder. Além de se preocupar com o adversário em campo, existe um desgaste maior, com a preocupação de como foi a performance do Flamengo.

Assim, se o Palmeiras não conseguir segurar o Santos, na Vila Belmiro, sua situação ficará bem mais complicada na tabela de classificação, diminuindo muito as chances de encostar no líder. E, nas próximas rodadas terá que manter altos índices de rendimento, o que é primordial em um campeonato de pontos corridos como o Brasileirão.

Por outro lado, o Flamengo não tem essa pressão, pois tem conseguido manter resultados positivos, mesmo quando não é totalmente linear nas duas etapas da partida. Sua colocação atual, permite que o foco, seja baseado somente no adversário.

Contra a Chapecoense, por exemplo, o Mengão venceu com o placar magro de 1 a 0 e apesar da enorme diferença tática e técnica entre as equipes, não mostrou o mesmo rendimento que está acostumado a apresentar. Mas, isso não foi um problema pois, a Chape não conseguiu aproveitar as chances que o Flamengo lhe proporcionou. Infelizmente, o time catarinense está fazendo a pior campanha de sua história na série A, amargando a posição de lanterna do campeonato.

A situação do Flamengo é extremamente mais confortável, o que gera maior segurança e tranquilidade para manter a liderança e aumentar a diferença que o isolará no topo da tabela nas próximas rodadas, se engatar uma série de bons resultados.

Porém, como em futebol tudo é possível, ainda existe a possibilidade do Palmeiras vencer o Santos e o Flamengo perder do Atlético Mineiro, o que reduzirá a diferença e poderá mudar o cenário que começou a se desenhar na rodada 23.

A situação do Flamengo é extremamente mais confortável, o que gera maior segurança e tranquilidade para manter a liderança.

Postar um comentário

[facebook]

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget