Imprensa portuguesa compara técnicos brasileiros e Jorge Jesus

UOL: A 'sugestão' dada por Mano Menezes no programa 'Bem Amigos', do canal SporTV, transmitido na última segunda-feira (4), ainda dá o que falar. Questionado pelo apresentador Cléber Machado sobre as críticas de que o futebol apresentado pelo Palmeiras seria mais do mesmo, numa comparação ao que tem sido praticado pelo Flamengo de Jorge Jesus, o técnico gaúcho rebateu com uma polêmica cutucada na atual imprensa brasileira.

"A gente tem mais do mesmo todos os dias nos comentários. Acho que tá na hora de vir uns comentaristas portugueses para cá para dar uma qualificada nos comentários. Seria bom para todo mundo. Não seria justo apenas para o segmento de técnicos", afirmou Mano, cuja equipe segue oito pontos atrás do líder Fla, a sete rodadas do fim do Brasileirão. O time rubro-negro venceu ontem o Botafogo por 1 a 0, com gol no finalzinho.

Jorge Jesus contra o Botafogo - Foto: Divulgação
E já que o técnico do Palmeiras disse que precisávamos importar os profissionais de mídia de Portugal, o UOL Esporte resolveu atendê-lo e entrou em contato com quatro jornalistas portugueses. Eles falaram sobre os técnicos brasileiros em geral, e aqui vão as respostas!

RUI COSTA VIEGAS, JORNALISTA DA RÁDIO RENASCENÇA

Na mesma
Os treinadores brasileiros têm trazido conhecimento ao futebol português também, ao contrário do que se diz. Se bem que, nos últimos anos, não tem acontecido casos desses. Mas já tivemos aqui treinadores brasileiros que trabalharam com muito sucesso. Tivemos o Vinicius Eutrópio, que estava no Estoril e fez um bom trabalho. Temos também casos antigos: Marinho Perez, que trabalhou no Sporting, o saudoso Renê [Simões], que passou pelo Vitória de Guimarães... Posso parecer patriota, mas os nossos treinadores e os brasileiros são tão bons até do que de outros países.

O que chama a sua atenção no trabalho do técnico brasileiro?
O conhecimento do treinamento, mas não acho que seja tão diferente do que outros treinadores, acima de tudo os portugueses... Souberam nos últimos anos criar uma diferença, e seus assistentes também. Hoje, tanto o português quanto o brasileiro é unificado, basta ver os treinadores que têm os cursos da Uefa, Fifa... São treinadores que poderiam trabalhar em outros campeonatos. Nós temos, além do Mourinho, que hoje está desempregado, o Luís Castro, que está trabalhando na Ucrânia, no Shakhtar. Temos o Paulo Fonseca, que trabalha na Itália, na Roma, o Marcos Silva, que agora está na Inglaterra [Everton], o André Villas-Boas, que está na França, no [Olympique de] Marselha, o Leonardo Jardim, no Monaco... Isso só prova que os nossos treinadores já estão bem; os treinadores brasileiros ainda não.

PEDRO SOUSA, NARRADOR DO CANAL 11

Jorge Jesus x técnicos brasileiros
Ele trabalha muito com a questão tática, porque o talento está lá. O talento sempre esteve no futebol brasileiro, que é diferenciado e o melhor do mundo nisso... Agora, na questão tática, ele é - e já era - conhecido em Portugal justamente por isso: por trabalhar muito bem, por potencializar os jogadores. Ou seja, eu penso que o Flamengo hoje é a soma das unidades, maior do que o jogador em si. É a soma da unidade toda do Bruno Henrique, do Gerson, do Arão, do Gabigol, do Everton Ribeiro... A soma deles todos juntos. Esse é o maior mérito. Pela forma que joga ao subir [ao ataque], em não permitir muitas oportunidades ao adversário. Agora, penso que vai ser difícil para o próximo ano porque os adversários vão saber como o Flamengo joga.

CARLOS VARA, REPÓRTER DO JORNAL A BOLA

Análise positiva e fã de Luxemburgo
Eu entrevistei o Vanderlei Luxemburgo antes de ele ser dispensado do Real Madrid, e eu fui com câmera no treinamento. Ele me perguntou por que eu estava com câmera, e eu disse que era para captar o movimento da sua equipe e a forma que ele ensina futebol. Eu sei que ele não teve sucesso aqui na Europa, mas a análise geral acaba sendo boa.

Diferença de Jesus para os técnicos brasileiros
Talvez seja a leitura rápida que ele faz de um jogo e o fato de não hesitar. Quando ele tem que tomar uma decisão, ele toma. O que o diferencia é um pouco isso, ele não fica em cima do muro.

IRENE PALMA, REPÓRTER DO JORNAL A BOLA

Ida de Jesus ao Brasil pode ser importante
Eu acho que os treinadores brasileiros têm uma cultura diferente, e que podem melhorar muito com a ida do Jorge Jesus ao Brasil - e também reclamar junto à CBF ou outras entidades para que esses cursos do Brasil também sejam reconhecidos na Europa. A realidade é que, atualmente, um treinador brasileiro tem retirado curso e treinado no Brasil, mas não pode treinar na Europa. Os cursos do Brasil não são reconhecidos pela Uefa e acho que essa ida do Jesus aí pode servir para que o treinador brasileiro ganhe no ponto de vista de exigência para que também eles possam ter formação e os possibilite treinar em outros países, não só no Brasil.

Técnicos brasileiros x portugueses
Acho que tem a ver com a questão da exigência, de encarar o futebol o tempo inteiro como uma profissão, e não como uma profissão a partir de algumas horas, onde o jogador vai e trabalha. O Scolari [Luiz Felipe], que esteve aqui em Portugal e teve sucesso, apesar de não ser europeu, é exemplo de um treinador brasileiro que também viveu um pouco desses métodos que existem na Europa. Ele teve um tempo aqui e um tempo no Chelsea, e eu acredito que o treinador brasileiro tem uma forma de trabalhar em campo diferente. Comparando o Jesus com outros treinadores que passaram pelo Flamengo, é a forma como se encara todo o jogo e tudo o que envolve o jogo, com outros pormenores no Brasil que não fazem tanta diferença como se faz na Europa.

Abel Braga x Jorge Jesus
Quase todos os jogadores de agora já estavam com o antigo treinador, Abel Braga, e os jogadores não estavam tendo este rendimento. Então o Jesus não inventou esses jogadores, mas ele inventou o melhor que cada jogador tinha.

Comparando o Jesus com outros treinadores que passaram pelo Flamengo, é a forma como se encara todo o jogo e tudo o que envolve o jogo.

Postar um comentário

[facebook]

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget