STJD estuda interditar o Engenhão

BLOG DO RODRIGO MATTOS: A procuradoria do STJD já tem vídeos das cenas de violência no Nilton Santos no clássico entre Botafogo x Flamengo em que torcedores alvinegros espancaram pessoas por suspeitarem que eram rubro-negros. O procurador do STJD, Felipe Bevilacqua, diz que a denúncia ao time alvinegro é certa e considera a situação grave. Por isso, o time pode perder mandos de campo na luta contra o rebaixamento.

Durante o jogo, grupos de torcedores do Botafogo passaram a procurar torcedores que não estivesse usando a camisa do clube para identificar possíveis adeptos do Flamengo. Há pelo menos dois vídeos claros de espancamento de grandes grupos de uma pessoa só sem camisa ou sem identificação de time.

Torcida do Flamengo no Engenhão contra o Botafogo - Foto: @Mt_CRFZO
"Já chegaram todas as imagens, bastante coisa do que ocorreu no Nilton Santos. Com certeza vai haver denúncia no artigo 213 do CBJD. E, pela gravidade da situação, acredito que muito provavelmente vai haver a perda de mando de campo para o Botafogo. Só não sei se vai ser possível isso ocorrer ainda neste campeonato", explicou o procurador Felipe Bevilacqua.

O artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva prevê punições para clubes que deixarem de tomar providências ou prevenir desordens em sua praça de desporto. Entre as punições, estão multas de R$ 100,00 a R$ 100 mil. Nos casos graves, é prevista a perda de mando de campo por de um a dez jogos. O Botafogo até agora não comentou as cenas de violência, limitando-se a um post no twitter elogiando a sua torcida.


A questão mencionada pelo procurador é se vai haver tempo hábil para julgar o Botafogo antes do final do Brasileiro. Assim, se houver uma punição como prevê o procurador, pode ser que a pena só seja cumprida no próximo ano.

Torcedores do Botafogo procuraram torcedores que não estivessem usando a camisa do clube para identificar possíveis adeptos do Flamengo.

Postar um comentário

[facebook]

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget