Flamengo e River Plate fizeram o maior jogo do ano

BLOG DO JULIO GOMES: O Flamengo x River Plate de ontem não foi um jogo com milhares de chances de gol, com goleiros operando milagres nem golaços antológicos.

Mas foi simplesmente o jogo de futebol do ano de 2019. Não na América do Sul. Mas no mundo. Superando os 4 a 0 do Liverpool sobre o Barcelona, superando os 4 a 3 do Manchester City sobre o Tottenham ou os 3 a 2 do Tottenham sobre o Ajax, para lembrar de três partidas épicas da última Champions League.

Superou todos esses porque era uma final, porque envolvia duas das camisas mais pesadas do mundo, em um estádio dividido (como isso é delicioso), porque teve a virada histórica nos minutos finais. Por tudo isso, mas também porque foi um jogo bem jogado.

Com campo encurtado, times "à europeia", um River Plate fantástico taticamente por 70 minutos, mas que falhou ao insistir com a marcação alta até o fim do jogo, quando já deveria estar mais recuado e defendendo no próprio campo.

Gol de Gabigol contra o River Plate - Foto: Staff Images
O River impediu o Flamengo de fazer o que sabe, jogar bola (sem pontapés nem catimba nem nada disso). E perdeu o jogo porque inacreditavelmente cedeu espaços nos 20 minutos finais – espaços típicos de time que está correndo atrás do resultado, e não defendendo resultado favorável.

A língua dos argentinos estava no chão, as substituições de Gallardo foram ruins e manter a marcação alta foi má ideia.

O Flamengo teve paciência para não sair rifando a bola, para não tentar viver de chuveirinho, para não dar os contra ataques mortais que o River esperava, para fazer as devidas substituições na hora exata. E, claro, a jogada de Bruno Henrique no gol de empate mostra o que foi esse cara ao longo do ano.

Só consigo me lembrar de dois jogos com tamanho nível de dramaticidade. A final da Champions League de 99, com a virada similar do Manchester United sobre o Bayern, também duas camisas pesadíssimas. E os 6 a 1 do Barcelona sobre o PSG uns anos atrás (mas este jogo teve influência enorme da arbitragem e não era final de campeonato).

O futebol é maravilhoso, ele nos traz emoções que nenhum outro esporte traz. Este Flamengo x River Plate ficará na memória de todos os que somos apaixonados pelo jogo. Não houve nada mais especial em 2019.

Este Flamengo x River Plate ficará na memória de todos os que somos apaixonados pelo jogo.

Postar um comentário

[facebook]

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget