CRAQUE NETO 10: Particularmente sempre acreditei que elencos recheados de grandes medalhões não davam certo no Brasil. Até porque por aqui o jogador é mimado e não gosta de ser preterido pelo companheiro. Em resumo, ficar no banco é a ‘morte’ para os caras! A história mostra que tive razão por um bom tempo e grandes equipes sempre fracassaram graças a conflitos entre os caras e/ou discussão com os treinadores e dirigentes. Talvez esse Flamengo de 2019 seja um belo exemplo de como essa máxima pode ser revertida. O clube gastou uma fortuna pra trazer só ‘cobrão’. E não é que deu certo? Levaram praticamente tudo. Perderam a cereja do bolo no final do ano graças a um dia inspirado do Firmino no Liverpool.
E para esse ano, se é que isso ainda é possível, a diretoria está melhorando o elenco. Já trouxeram de reforço o zagueiro Gustavo Henrique – pra mim melhor que o espanhol Pablo Marí -, os atacantes Pedro Rocha e Michael, e está bem perto dos anúncios oficiais do volante Thiago Maia e do atacante Pedro, jovem artilheiro que brilhou muito com a camisa do Fluminense em temporadas passadas. Ou seja, o que já era um time muito forte está ficando ainda mais potente.
![]() |
Lucas Silva e Vinicius Souza comemorando gol pelo Flamengo – Foto: Marcelo Cortes |
E a pergunta que fica no futebol brasileiro é: quem terá time para competir com o Flamengo em 2020? Nessa pegada, com toda a sinceridade, não vejo outro time que não seja o próprio Flamengo. Isso mesmo! Se engrenar as peças e o Jesus conseguir acalmar os ânimos no vestiário, o Mengão tem tudo para continuar imbatível por aqui. Mas qualquer briguinha ou o menor desentendimento entre os caras pode ser fatal para as pretensões do rubro-negro.
Mas eu aposto em outro ano promissor dos cariocas. O que o restante do Brasil temia, a tal da polarização, já aconteceu. Quero ver segurar a turma do Jesus.