Supercopa do Brasil está de volta! Sim, ela já existiu

FOX SPORTS: Por Rodrigo Bueno

A Supercopa do Brasil enfim está de volta! Isso mesmo: ela já existiu! Muita gente tem colocado a edição deste ano entre Flamengo e Athletico como a primeira da história da disputa, mas isso não é verdade. O próprio Flamengo jogou o torneio, em 1991, e caiu diante do Corinthians em um Morumbi vazio (2.076 pagantes) por 1 a 0, gol de Neto aos 25 minutos do segundo tempo. Nessa edição, houve jogo único com mando do campeão brasileiro vigente diante do detentor da taça da Copa do Brasil. Eu sempre fui um ferrenho defensor do retorno da Supercopa do Brasil, por isso dou parabéns à nova administração da CBF pela volta dessa disputa que segue os moldes das Supercopas europeias (a Copa do Brasil foi criada em 1989 e, na esteira dela, era natural que surgisse também a Supercopa). Mas apelo para a CBF que não esqueça o passado do futebol brasileiro, coisa que a imprensa e a opinião pública também deveriam fazer (imagino que muitos rankings vão contar a Supercopa a partir de agora, assim como o site do Corinthians, onde não achei nenhum destaque para esse torneio nacional vencido pelo time em 1991).

Foto: Divulgação
“A próxima temporada do futebol brasileiro será aberta por uma nova competição: a Supercopa do Brasil. A novidade foi apresentada pela CBF durante o Conselho Técnico do Campeonato Brasileiro da Série A”, diz comunicado da assessoria de imprensa da federação nacional no dia 22 de fevereiro do ano passado. Parece que a CBF simplesmente ignora as disputas que aconteceram em 1990 e 1991, coisa que se vê em parte da mídia e até no discurso do técnico Jorge Jesus, que tem valorizado bastante a conquista da “primeira Supercopa do Brasil”, nas palavras dele (como português e como profissional que está há pouco tempo no país, é natural até que ele não saiba das edições do passado, seu erro é bem mais perdoável, compreensível).

O site do Grêmio destaca a conquista da primeira edição da Supercopa do Brasil, em 1990, e faz uma reclamação pública à CBF: até hoje não recebeu o troféu por essa conquista. “Em 1989, a CBF criou a Copa do Brasil. Com dois campeões nacionais no mesmo ano, uma ideia ocorreu na mente dos dirigentes da CBF: o cruzamento entre esses vencedores valendo o título de Supercampeão Brasileiro, seguindo o exemplo de alguns países europeus. O Supercampeonato Brasileiro foi criado em 1990 com o campeão brasileiro de 1989 (Vasco da Gama) e o campeão da Copa do Brasil de 1989 (Grêmio). Por falta de datas, decidiu-se em comum acordo entre os clubes e CBF que os jogos de ambos pela primeira fase da Libertadores de 1990 valeria pela disputa do título do Supercampeonato do Brasil. Assim, em 14/03/1990, no estádio Olímpico, o tricolor saiu em vantagem com uma vitória de 2 a 0, gols de Nilson e Darci. E foi com um empate em 0 a 0 [no jogo da volta em São Januário] que o Grêmio sagrou-se Supercampeão do Brasil no dia 18/04/1990. Todavia o troféu do título até hoje não foi entregue pela CBF ao Grêmio.”

A diretoria atual da CBF diz que estudava a volta da Supercopa desde 2017, quando criou a Supercopa sub-20 (essa sim foi criada recentemente). “A Supercopa do Brasil representará mais recursos para os clubes envolvidos e vai mexer com a paixão do torcedor. É um novo produto que valoriza o futebol brasileiro, um avanço que temos que comemorar”, afirmou Rogério Caboclo, presidente da CBF, sobre a disputa que será retomada em Brasília este ano. Concordo com ele e comemoro sim a disputa, o produto inclusive está sendo bem vendido e o novo troféu ficou bonito, mas não esqueçamos daquele início dos anos 90 (quando o jovem Caboclo era um torcedor comum e até viajava para acompanhar seu time de coração). Vamos renovar a CBF e o futebol brasileiro, mas preservando a sua memória.

O Grêmio destaca a conquista da primeira edição da Supercopa do Brasil, em 1990, e faz uma reclamação pública à CBF: até hoje não recebeu o troféu.

Postar um comentário

[facebook]

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget