Flamengo é o time brasileiro que mais virou jogos em 2019

GLOBO ESPORTE: Não fosse a pandemia de Covid-19, neste fim de semana começaria o Brasileirão 2020. Entre os 30 times que disputaram a Série A do Campeonato Brasileiro nos últimos cinco anos, o Atlético-MG é a equipe com maior percentual de vitórias nos jogos em que o adversário fez o primeiro gol do jogo. Em 189 partidas (lembrando que o jogo contra a Chapecoense, pela última rodada de 2016, não foi realizado após o acidente aéreo sofrido pela equipe catarinense), o Atlético-MG sofreu o primeiro gol do jogo em 86 delas, mas ainda assim conseguiu vencer 16, um índice de recuperação de 18,6%.


Foto: Alexandre Vidal
Levantamento do Espião Estatístico reuniu todos os 1.899 jogos dos últimos cinco anos para descobrir qual o índice de sucesso dos times depois de estarem sob pressão por terem levado o primeiro gol do jogo. Houve pelo menos um gol em 1.729 dessas partidas (9% dos jogos acabaram em 0 a 0) e, na média, os times da Série A conseguiram uma virada no placar em 9,8% das vezes após terem sofrido o primeiro gol do jogo. O Athletico-PR é o segundo colocado desse ranking seguido de Flamengo, Internacional e Corinthians, como mostra o quadro abaixo.


Quando separadas por temporadas, o Flamengo de 2019 teve o melhor desempenho entre as cem campanhas conseguindo cinco viradas nos dez jogos em que levou o primeiro gol da partida (50%). O Internacional e o Athletico-PR, ambos em 2018, fecham o pódio. O Flamengo volta a figurar na quarta colocação com a campanha de 2016, como mostra o ranking abaixo.


A equipe do Espião Estatístico é formada por: Caio Carvalho, Guilherme Maniaudet, Guilherme Marçal, Leandro Silva, Roberto Maleson e Valmir Storti.

O Flamengo volta a figurar na quarta colocação com a campanha de 2016, como mostra o ranking.

Postar um comentário

[facebook]

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget