Fla é o único time do seu grupo na Libertadores que voltou a jogar

GLOBO ESPORTE: Por Fred Huber

O Flamengo completa neste domingo 41 dias desde que retomou suas atividades no Ninho do Urubu, e na próxima quarta-feira, contra o Boavista, no Maracanã, fará seu segundo jogo oficial após a quarentena. Mas qual a situação dos clubes rivais no Grupo A da Libertadores?

O Flamengo é o único que já jogou após a quarentena. Os equatorianos Independiente del Valle e Barcelona já voltaram aos treinos, e o colombiano Junior Barranquilla segue inativo.

Foto: Divulgação
Com um cenário complexo e cheio de especificidades em cada país, a Libertadores ainda não tem data confirmada para retorno, embora a Conmebol tenha o objetivo de retomá-la em setembro.

Junior Barranquilla - Colômbia

Os clubes colombianos, incluindo o Junior Barranquilla, ainda não retornaram aos treinamentos. Eles aguardam a aprovação de um protocolo de biossegurança e o aval das autoridades. Em reunião no sábado, não ficou decidido se o formato atual do campeonato será mantido - será rediscutido em novo encontro daqui a 15 dias. Também não há uma definição sobre a volta dos jogos, o que dificilmente acontecerá antes de setembro.

A expectativa no Junior Barranquilla, que tem como técnico Julio Avelino Comesaña, de 72 anos, é de que os exames da Covid-19 comecem a ser feitos o mais breve possível. Após os resultados, será iniciada a fase 1, com atividades individuais dos atletas.

O último jogo oficial da equipe foi pela Libertadores, dia 11 de março, quando perdeu por 3 a 0 para o Independiente del Valle, em Quito.

Barranquilla, onde o Flamengo venceu o Junior por 2 a 1 no dia 4 de março, é um dos locais mais afetados pelo coronavírus na Colômbia. Outro problema é que a previsão de início da retomada de atividade dos aeroportos é em setembro.

- Tínhamos a ilusão de que no dia 8 de junho teríamos a luz verde, mas esse dia passou e nada. Estão perdendo a credibilidade. Para mim estão demorando demais com o protocolo - disse o goleiro Sebastián Viera em entrevista coletiva.

O país registra 84.442 casos de Covid (34.937 recuperados) e 2.811 mortes. Uma imagem da cidade colombiana de Tuchin rodou o mundo. Por determinação das autoridades locais, pessoas que violam as regras de isolamento social são presas pelos pés e ficam de castigo por 30 minutos.

Independiente del Valle e Barcelona – Equador

O Campeonato Equatoriano está suspenso, e a tentativa é de que a competição seja retomada no dia 17 de julho, mas ainda não há confirmação. Tanto o Del Valle quanto o Barcelona retomaram os treinos no dia 10 de junho, após a realização de exames nos elencos.

O último jogo oficial dos dois times foi no dia 11 de março, há 109 dias, pela segunda fase da Libertadores. Em casa, o Independiente del Valle venceu por 3 a 0 o Junior Barranquilla. O Barcelona perdeu por 3 a 0 para o Flamengo, no Maracanã.

- A saúde vem em primeiro lugar, a decisão será sempre das autoridades estatais. Estamos em um mundo que mudou, mas quando entramos em campo esquecemos de tudo. Ainda é estranho trabalhar em pequenos grupos, mas o que acontece conosco é o mesmo que com todos os trabalhadores do mundo - disse Cristian Pellerano, meia do Del Valle, em entrevista coletiva no dia 25 de junho.

Técnico do Barcelona, Fabian Bustos comentou em entrevista coletiva sobre a expectativa para a volta aos jogos no Equador.

- Estamos dando o máximo no dia a dia e fazendo o que planejamos. Temos um bom ambiente e muita motivação. Trabalhamos para voltar no dia 17, que foi a data que nos deram, mas sabemos que ainda vai depender da autorização das autoridades - disse o treinador.

O Equador foi um dos países mais afetados do continente pelo coronavírus, com colapso do sistema de saúde, e até este sábado foram registrados 53.856 casos (26.493 recuperados) e 4.406 mortes. O país passou do período de pico, mas vive um processo gradual e lento de reabertura, que tem chance de ser intensificado em julho.

Os equatorianos Independiente del Valle e Barcelona já voltaram aos treinos, e o colombiano Junior Barranquilla segue inativo.

Postar um comentário

[facebook]

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget