BLOG DO PVC: A contratação de Keno é a quinta acertada pelo Atlético depois da chegada de Alexandre Mattos e do técnico Jorge Sampaoli. Ele se junta aos meio-campistas Léo Sena e Alan Franco, ao atacante Marrony e ao zagueiro Bueno. Junior Alonso, do Boca Juniors, também será contratado. Parece questão de tempo. Olhando assim, nenhum dos contratados é de encher os olhos, nenhum craque consagrado, exceto Keno, que encorpa a lista. Mas há um reforço de mais peso: Sampaoli.
É o técnico que chega todos os dias às 6h30 da manhã à Cidade do Galo e que impressiona pela montagem da equipe a partir dos ensaios de ataque quem pode transformar o Atlético no grande rival do Flamengo na luta pelo título Brasileiro. No ano passado, o vice-campeão foi o Santos, de Sampaoli.
![]() |
Foto: Divulgação |
Lógico que não dá para cravar. Grêmio, Palmeiras, Internacional também são candidatos a incomodar o Flamengo durante o Brasileiro. Sampaoli é diferente. Se é o técnico mais ofensivo e inovador, abaixo apenas de Jorge Jesus pelo que fizeram em 2019, natural que seja capaz de formar o time mais moderno do país junto com o rubro-negro. Eduardo Coudet também está nessa.
Os treinos do argentino não encantam apenas por começar a montagem da equipe pelo ataque. Quem observa o dia a dia se encanta com a maneira como trabalha os movimentos dos setores e, depois, os encaixes entre eles. O zagueiro entende assim a hora de sair na cobertura, quem faz a cobertura para quem, quem ataca por onde. Tática não é defesa e isto funciona também para os movimentos ofensivos. Você não escutará Sampaoli dizendo que no último terço do campo, a criatividade resolve. Ele ensaia.
Na chegada, Sampaoli pediu doze reforços. Ouviu que chegaram cinco ou seis. Mas pode apostar que Junior Alonso não vai fechar o ciclo. Quem põe dinheiro é o empresário Rubens Menin, da MRV. Quem acompanha de perto é seu filho, Rafael Menin. Os dois já prometeram que colocarão os salários em dia. Atualmente são dois meses de salários atrasados, sem contar os direitos de imagem. A promessa é começar a fazer os pagamentos atrasados a partir da próxima semana.
Se não colocar em dia, não tem jogo, não tem ambiente que resista. Também será preciso entender como o dinheiro que sai do bolso dos Menin vai voltar lá na frente. Uma coisa é prometer que o Atlético não repetirá a tragédia do Cruzeiro, outra é planejar como será possível investir sem se endividar. Não é bom depender de um mecenas, mesmo que seja atleticano. Mesmo que as contratações venham ocupar um espaço que o Atlético abriu na folha de pagamento, por dispensar jogadores e economizar R$ 2,1 milhões mensais
Feitas todas as ressalvas e com a necessidade de entender como será o planejamento financeiro para o futuro, o Atlético anima do ponto de vista técnico. Sampaoli tem tudo para montar um grande time.