FOXS PORTS: Antes de chegar ao Flamengo, o lateral-direito Rafinha foi multicampeão na Alemanha vestindo a camisa do Bayern de Munique. Ao todo, foram sete Bundesligas conquistadas, uma Uefa Champions League, um Mundial de Clubes, uma Supercopa da Uefa, três Copas da Alemanha e uma Supercopa da Alemanha.
Em entrevista ao programa Aqui com Benja, que foi ao ar no último sábado (27 de junho), o lateral de 34 anos rasgou elogios a Pep Guardiola, que o comando no Bayern em três temporadas (2013-14/2014-15/2015-16), quando Rafinha conquistou o principal título do continente europeu e mais atuou vestindo a camisa dos bávaros. E o atleta revelou: se Pep o faz uma proposta, ele ficaria balançado a deixar o Flamengo.
![]() |
Rafinha e Pep Guardiola no Bayern – Foto: Divulgação |
“Aí dá um trevo, né, Benja. Se o homem chamar, é complicado. Tem que pensar com carinho. Um chamado do Pep (Guardiola) não pode ser em vão. Eu tenho um carinho muito grande por essa pessoa. Foi um treinador que eu aprendi com ele. Durante os três anos que ele passou em Munique, foi o treinador que eu mais joguei no Bayern. Joguei 120 partidas com o Guardiola. Mudou o esquema do time para me fazer jogar”, disse Rafinha.
“Sou muito grato a ele. Sempre me manda mensagem, perguntando como estão as coisas. As vezes os meninos ficam pegando no meu pé lá no Flamengo: ‘po, Rafinha, só fica falando de Bayern’. Eu falo: ‘Não é. É que o Pep falou, quando o Pepito fala, tem que escutar (risos)’. Ele entra na mente dos caras mesmo. Não só minha, mas como de todos os jogadores. Ele marcou mesmo, porque todos os ensinamentos, o jeito que ele se relacionava com a gente, era extremo. É um cara maluco por futebol, assim como o Jorge Jesus, 25 horas no campo”, finalizou.