GLOBO ESPORTE: Aos 36 anos, Dante está há 17 anos no futebol europeu. Mas não se desliga e não foge dos assuntos que dizem respeito ao Brasil e ao futebol brasileiro. Capitão do Nice, onde atua há quatro temporadas, o zagueiro deu entrevista ao jornal “Le Parisien” e foi questionado sobre a volta do Campeonato Carioca, mesmo com números ruins no enfrentamento da pandemia. O jogador foi firme na resposta.
– Foi uma besteira. Um verdadeiro escândalo. Os jogadores do Flamengo jogam no Maracanã e fora do estádio, em um hospital de campanha instalado no estacionamento, brasileiros morrem durante os jogos. Nenhuma grande voz no futebol brasileiro se levantou para denunciar essa situação. Eu lamento, afirmou Dante.
![]() |
Foto: Divulgação |
O veterano, que soma 14 jogos e três gols com a camisa da seleção brasileira, também fez uma avaliação geral sobre a situação do Brasil, que tem registro de 1,6 milhão de casos de coronavírus e mais de 65 mil mortos. Dante fez uma crítica à população por sua falta de união no momento.
– O número diário de contaminações e mortes é assustador. Longe de estabilizar ou regredir, as curvas sobem. Os brasileiros relaxaram. São muito mais indisciplinados e menos unidos. Temo que não vamos sair disso e que enfrentaremos um verdadeiro desastre – disse o zagueiro.
O Nice, de Dante, terminou a última temporada na sexta posição do Campeonato Francês, após o encerramento precoce na 28ª rodada. O zagueiro comentou sobre a decisão da liga de não disputar os jogos finais, elogiou Thiago Silva e Neymar e colocou o PSG como favorito para a Liga dos Campeões. Veja as declarações:
Encerramento do Campeonato Francês
– O primeiro-ministro tomou uma decisão razoável e respeitável. Eu disse isso no final de abril e ainda acredito. Ele pensou nas pessoas. Ele procurou maneiras de melhorar a situação dos franceses. Encontrar uma solução para jogar futebol parecia secundário. Houve muitas mortes e muitas famílias foram deixadas de luto. Nesse contexto, por que os jogadores de futebol, que já são privilegiados, teriam benefícios de testes para exercer seu ofício, quando outras pessoas, em situação muito mais precária, não eram autorizadas e perdiam o emprego? Não faria nenhum sentido. E em termos de imagem, teria sido catastrófico. Eu nunca trocaria a saúde das pessoas por um título ou lugar europeu.
Thiago Silva fora do PSG
– Eu não estou dentro do clube. Então, não sei o que está acontecendo lá. Thiago é uma pessoa legal e um ótimo capitão. Ele ainda é um dos melhores do mundo em sua posição. Ele tem muitos pontos fortes. Todos os clubes do planeta gostariam de contar com ele. Lamentamos ver sua história terminar assim no PSG (contrato não será renovado ao final da temporada). Mas ele ainda tem três troféus para conquistar, incluindo a Liga dos Campeões.
Thiago Silva é injustiçado?
– As pessoas tendem a responsabilizá-lo após cada derrota no PSG. Ele pode ter tido momentos de fraqueza. Com base nessa observação, as pessoas sem dúvida formaram uma opinião ruim sobre isso. Qualquer um pode cometer erros de julgamento. Você só precisa ter a inteligência para reconhecê-lo. Thiago marcou a história desse clube. Isso permanece óbvio.
Neymar e PSG favorito na Champions
– Conhecemos suas qualidades. O PSG sem Neymar é muito forte e pode vencer qualquer time. Mas com ele, o PSG é ainda mais eficiente. Ele alcançou um marco. Com lesões repetidas, ele experimentou coisas que não são fáceis, mas ele tem muita personalidade e caráter. Ele sabe como fazer sua autocrítica para melhorar ainda mais e pensar coletivamente. Isso também tem sido visto no amadurecimento com seus colegas de equipe. Temos uma imagem truncada dele. Esse garoto é extraordinário. Ele ama profundamente o jogo e, em um campo, exala alegria.