BLOG DO SARTORI: Uma quarta-feira (8) de rivalidade dentro e fora de campo na final da Taça Rio entre Fluminense e Flamengo decidida nos pênaltis após empate em 1 a 1, no tempo normal. Gols de Gilberto, pelo Flu, e Pedro para o Fla. Nas penalidades, título para o Fluminense: 3 a 2. O goleiro Muriel brilhou na conquista do 2º turno do Campeonato Carioca. Com isso, o título estadual será decidido em mais dois jogos.
Antes da decisão, disputa quente jurídica nos bastidores pelo direito de transmissão em TV, no caso, o canal de Youtube dos clubes. A vitória no campo jurídico foi do Fluminense, meia hora antes do início do jogo, o verdadeiro mandante do clássico no Maracanã.
![]() |
Foto: Reprodução |
O Flamengo enviou equipe de transmissão de TV ao Maracanã, mas com a derrota na justiça, só fez o pré-jogo com imagens do estádio, aquecimento dos atletas, algumas entrevistas, intervalo e o pós-jogo. E durante a partida mostrou imagem fixa do técnico Jorge Jesus em tela dividida com o narrador da Fla TV.
Em meio à imbróglio, Flamengo supera Liverpool entre os canais com mais inscritos no YouTube
Por motivos óbvios, o canal do Flamengo no Youtube teve uma debandada de torcedores durante a decisão e alcançou média de 300 mil pessoas assistindo, enquanto a Flu TV atingiu números de pico na casa dos 3,6 milhões de torcedores simultâneos. O narrador Anderson Cardoso vibrava a cada pico de audiência: “Dia histórico para à Flu TV”.
Aos 37 minutos do primeiro tempo, Gilberto usou a cabeça e abriu o placar para o Fluminense. O VAR foi acionado e só dois minutos depois o gol foi confirmado pelo árbitro. No momento do gol, 2.764.420 torcedores estavam assistindo ao jogo na Flu TV. E um outro placar curioso chamava atenção: 227 mil curtidas “gostei e 270 mil “não gostei”. Antes do duelo começar em campo, o resultado era positivo para o canal do Fluminense: 85 mil contra 60 mil. O mesmo aconteceu na Fla TV, mas em números menores, pois o interesse era ver a partida, imagens do jogo, e rivalizar.
O Flamengo empatou com Pedro, também de cabeça, aos 32 minutos do segundo tempo. Na hora do empate, 3.241.150 assistiam à transmissão iniciada há pouco mais de 3 horas. No placar de quem gostou e não gostou: 329 a 370 mil.
Um duelo virtual divertido para torcedores do Flamengo e que na realidade não influenciou em nada à Flu TV. O Youtube não diferencia “like, gostei” de “deslike, não gostei”. A participação da torcida do Flamengo só ajudou, e muito, no engajamento na live do Fluminense. Afinal, o vídeo não pode ser ignorado. Os comentários e compartilhamentos são essenciais para o sucesso nessa plataforma de rede social.
E por falar em sucesso, o Fluminense começou a partida com um pouco mais de 340 mil inscritos e atingiu a marca de 424 mil. Em 24 horas, o clube dobrou o número de inscrições. A batalha jurídica contra o visitante valeu a pena para o Tricolor.
O placar final do “gostei” e “não gostei” terminou: 384 a 420 mil. Eu gostei da transmissão da Flu TV e dei um like. A equipe de transmissão cumpriu muito bem o seu papel na primeira live esportiva da história do Fluminense no clássico mais charmoso do país, o Fla-Flu.
Sobre o título em campo…
O Flamengo tinha obrigação de faturar a Taça Rio e o título Carioca. O time é muito melhor do que o Fluminense. Só dentro de campo e hoje não foi.