
GLOBO ESPORTE: Por Cahê Mota, Eric Faria e Guido Nunes
A empolgação da torcida, que faz campanhas e despeja carinho para Rafinha nas redes sociais, não ultrapassa os muros da Gávea ou do Ninho do Urubu. Após a recente saída do Olympiacos, a percepção no Flamengo é de que, seja pela identificação, seja pelos serviços prestados, sentar para conversar com o lateral para falar sobre o futuro é preciso, mas com os pés bem no chão.
Na quarta-feira, Marcos Braz, vice de futebol, e o diretor executivo Bruno Spindel se encontraram no Rio de Janeiro com Lincoln, um dos empresários de Rafinha (Ricardo Scheidt atende mais o mercado internacional). A possibilidade de negócio esteve em pauta, mas sem aprofundar dos termos para um acerto.
Faltando cinco rodadas para o fim do Brasileirão e a quatro pontos do líder Inter, a preocupação é de que qualquer assunto de mercado não desvie o foco da disputa pelo título e nenhuma proposta será formalizada enquanto o sonho do octa seguir vivo. Neste cenário, a diretoria aguarda o retorno de Rafinha ao Brasil, previsto para a próxima semana, para contatos que deixem claro os desejos de parte a parte.
No #Flamengo o clima é de otimismo quanto ao retorno de Rafinha. A conversa inicial com Lincoln, agente do lateral, foi avaliada como positiva e que existe vontade dos dois lados. Dirigentes entendem que seria importante, até pela situação das convocações de Isla. #CRF pic.twitter.com/DlkY4bjTyU
— Paparazzo Rubro-Negro (@PaparazzoRN) February 5, 2021
De férias na Alemanha até a próxima semana, Rafinha sabe o quanto é cobiçado no mercado e aguarda uma movimentação rubro-negra. Na bola dividida, a preferência é do Flamengo, que, por sua vez, já se impôs limites financeiros e de tempo de contrato.
Qualquer oferta discutida seguirá os termos do que foi acertado com Diego Alves: um ano de duração. Assim como o goleiro, Rafinha é nascido em 1985, completará 36 anos em setembro. Outro ponto que o Flamengo já tem o martelo batido é o equilíbrio financeiro. Pagar mais do que o lateral recebeu em sua primeira passagem pelo clube está fora de cogitação.
Bruno Viana, inclusive, foi liberado por Carlos Carvalhal. Contrato já está sendo discutido entre as partes.
— Allan Abi Madi (@AllanMadi) February 5, 2021
Por mais que exista o risco de ficar sem Isla em caso de convocação para a seleção chilena, a decisão é de não cometer loucuras no afã do discurso do torcedor. A única certeza de momento é de que é necessário um reforço para a posição, e Rafinha será bem-vindo caso se adeque ao cenário. Ceni tem Matheuzinho e João Lucas como opção no banco atualmente.
Rafinha rescindiu o contrato com o Flamengo em agosto de 2020 para retornar à Europa. Na Grécia, foram 22 jogos, deixando o Olympiacos líder do campeonato local.
Com Rafinha na mira, mas sem qualquer pressa, o time de Rogério Ceni encara o Vasco nesta quinta-feira, às 21h (de Brasília), no Maracanã, pela 34ª rodada do Brasileirão. Com 61 pontos, o Flamengo está a quatro do Inter, primeiro colocado e que visita o Athletico-PR, em Curitiba.