
COLUNA DO FLA: Ao longo das últimas semanas, o Flamengo tenta a contratação de dois meias do futebol europeu: Thiago Mendes e Kenedy. Isso porque, desde a saída de Gerson, o Mais Querido busca retomar o ‘equilíbrio’ no meio-campo. Contudo, mais um nome de força do Velho Continente emergiu como opção no Ninho. Com isso, no momento, o Rubro-Negro também monitora a situação do volante Rafinha, ex-Barcelona e atualmente no PSG.
Vale destacar que, caso o plano A do Flamengo (Thiago Mendes) não se concretize, Rafinha pode aparecer como excelente opção. Filho do tetra campeão do mundo, Mazinho, e irmão de Thiago Alcântara, o volante tem grande experiência na Europa e deve ‘arrumar’ o meio-campo do Mais Querido. No entanto, à exemplo dos outros dois jogadores, o Mengão esbarra nos mesmos problemas na negociação: os moldes do contrato.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, o Mais Querido está com as contas apertadas e não pode realizar muitos gastos. Assim, o desejo rubro-negro é um empréstimo com opção de compra ao fim de contrato e isso pode enfraquecer o Mengo. Contudo, o atleta não recebe muitas oportunidades no PSG e foi comprado por valores baixos (1,5 milhões de euros) na última janela. A informação é do jornalista Mauro Sant Anna.
Dessa forma, o Mais Querido segue mapeando o mercado em busca de reforços. No entanto, como mencionado, o nome de Rafinha ganha ainda mais força quando se considera o momento do atleta no PSG. Em uma temporada, o meia realizou 34 jogos e distribuiu sete assistências. Além disso, ganhou um concorrente direto pela vaga na equipe titular, visto que o clube parisiense contratou o holandês Wijnaldum.
NÚMEROS
Pelo PSG, o atleta somou 34 jogos na última temporada, sendo apenas 18 como titular, tornando-se uma espécie de coadjuvante no time francês.
Rafinha Alcântara pelo PSG:
34 jogos
18 jogos como titular
16 reserva sendo utilizado
sete assistências
Rafinha Alcântara na carreira:
Barcelona B: 84 jogos, 19 gols, oito assistências
Barcelona: 90 jogos, 12 gols, oito assistências
Celta de Vigo: 63 jogos, oito gols, nove assistências
Inter de Milão: 17 jogos, dois gols, três assistências
Total (somando com PSG): 288 jogos, 41 gols, 35 assistências
Importante frisar o fato de o meio-campista, de 28 anos, ter tido a primeira temporada defendendo o PSG. Até então, ele havia passado por outros clubes, como o Barcelona, time que o revelou. Pelos espanhóis, por exemplo, ele soma atuações pela equipe B e pela principal. Ele ainda tivera passagens, por empréstimo, por Inter de Milão (ITA) e Celta de Vigo (ESP).
Por isso, caso o Flamengo abra negociação pelo atleta, o intuito é também tê-lo por empréstimo. Contudo, o meio-campista conta com bastante prestígio internacional, o que pode dificultar um possível acerto. Além disso, ele tem contrato com o PSG até junho de 2023. Importante frisar, no entanto, que Rafinha custou apenas 1,5 milhão de euros ao clube francês. O atleta, por sua vez, nunca escondeu o desejo de defender o Manto Sagrado.
— Penso sim um dia em jogar no Flamengo. Todo mundo sabe que sou muito fã e torcedor rubro-negro. Acompanhei e fiquei muito feliz por esse titulo do Brasileirão e da Copa Libertadores, até porque tenho muitos amigos lá. É um sonho vestir a camisa do Flamengo -, disse o meio-campista, após o Mengão conquistar os títulos de 2019.