
GOAL: Raisa Simplicio
Livre no mercado desde que deixou o Elche, no mês passado, o treinador espanhol Fran Escribá vê com bons olhos uma mudança de ares. Segundo soube a Goal, o técnico tem interesse no mercado brasileiro e, principalmente, no Flamengo.
Aos 56 anos de idade, Fran Escribá comandou clubes como Getafe, Villarreal e Celta de Vigo. No Elche, fez história ao levar o time à primeira divisão da Espanha em 2013 com recorde de pontos, além de conseguir manter a equipe dois anos seguidos na elite do futebol espanhol.
Ainda segundo soube a Goal, o treinador deu carta branca a seu staff para trabalhar seu nome no Brasil, com atenção especial ao Flamengo. O time carioca tem sido muito bem apresentado a empresários e treinadores que trabalham no mercado europeu.
O Flamengo, por sua vez, segue atento ao mercado na busca por um treinador. A diretoria definiu que o novo comandante será estrangeiro, mas ainda avalia algumas opções. Nomes como Sampaoli, Eduardo Berizzo, Jorge Jesus, Carlos Carvalhal, Vitor Pereira, Pedro Martins e Paulo Fonseca foram consultados, mas ainda não há um alvo definido.
Os dirigentes do time Rubro-Negro esperam intensificar a busca pelo novo treinador nos próximos dias e o vice-presidente de futebol, Marcos Braz, pode embarcar para o Velho Continente a qualquer momento para trazer o novo comandante.
Por Paula Mattos
Francisco Escribá Segura é um espanhol de 56 anos, que está sem clube. O treinador, que é conhecido como ‘gêmeo de Mourinho’, manifestou interesse em comandar o Flamengo e, por este motivo, a reportagem do Coluna do Fla levantou os detalhes sobre a carreira do técnico.
O primeiro trabalho de Fran Escribá foi no time juvenil do Valencia, da Espanha, entre 2002 e 2003. Na temporada seguinte, no mesmo clube, Francisco deixou o cargo de técnico e assumiu a direção do departamento de formação. Um ano depois, se tornou auxiliar técnico de Quique Sánchez Flores, do Getafe (ESP).
Em 2005, ainda na comissão técnica de Quinque Sánchez, Francisco retornou ao Valencia, onde a dupla permaneceu até 2007. No ano seguinte, eles assinaram com o Benfica, de Portugal, e por lá ficaram até 2009. Ainda com auxiliar, Fran também trabalhou no Atlético de Madrid para, só depois, iniciar a trajetória como treinador principal.
Em 2012, Fran Escribá assumiu o Elche, da Espanha, seu trabalho mais duradouro – até 2015, quando se transferiu para o Getafe (ESP). Na temporada seguinte, Francisco comandou o Villarreal, e lá ficou por uma temporada.
No ano de 2019, foi a vez de Francisco comandar o Celta de Vigo e, em 2021, ele retornou ao Elche, seu último trabalho. Livre no mercado, Fran Escribá vê o futebol brasileiro como uma boa oportunidade e, buscando novos ares, sinalizou positivamente para que seus empresários negociem com o Flamengo.
ESTILO DE JOGO
A formação preferida de Fran Escobá é o famoso 4-4-2, pela grande variação de posicionamentos. O treinador é adepto do jogo ofensivo, com bastante apoio dos laterais e meias que sejam eficientes na marcação e, também, cheguem bem à frente. Os ataque fica por conta de um centroavante mais ‘fixo’ e outro que se destaque na movimentação.
DESEMPENHO DO TREINADOR:
Jogos: 273
Vitórias: 91
Empates: 74
Derrotas: 108
Média de ponto por jogo: 1,27