
Que a Seleção Brasileira já está classificada para a Copa do Mundo de 2022 todo torcedor brasileiro já sabe, mas antes de embarcar rumo ao Qatar em novembro para a disputa do mundial o Brasil precisará encerrar sua participação nas eliminatórias durante o mês de março. Pela penúltima rodada, Tite e seus comandados enfrentarão a seleção do Chile jogando em casa e na sequência fecharão sua participação nas eliminatórias jogando contra a Bolívia, fora.
Embora os sites de apostas apontem o Brasil como favorito para ambas as partidas, nem sempre os jogos contra Bolívia e Chile pelas eliminatórias foram fáceis ou trazem boas recordações ao torcedor brasileiro. Iremos relembrar abaixo algumas das histórias polêmicas do confronto com ambas as seleções.
Bolívia, a primeira derrota da Seleção Brasileira na história das Eliminatórias
O ano era 1993 e a Seleção Brasileira iniciava de maneira péssima a sua jornada pela classificação para a Copa de 1994, na qual posteriormente acabaria sendo tetracampeã e colocaria fim ao jejum de 24 anos sem conquistar a Copa do Mundo.
Na primeira rodada a seleção brasileira havia empatado por 0 a 0 contra a seleção do Equador. Pressionada, a Seleção Brasileira se preparava para enfrentar a seleção da Bolívia, na altitude de La Paz. Até então, o Brasil nunca havia perdido uma única partida sequer na história das eliminatórias da Copa do Mundo. Sendo um dos únicos países a ter participado de todas as edições da Copa, o Brasil possuía até então nas eliminatórias uma invencibilidade de 31 jogos, somando 24 vitórias e 7 empates.
Em nenhum momento a Seleção Brasileira demonstrava preocupação com a qualidade do futebol Boliviano, o foco era total em superar os efeitos adversos da altitude de cerca de 4 mil metros em La Paz. Foram providenciados tubos de oxigênio e diversas outras medidas.
Entretanto, em campo, o futebol brasileiro foi um fiasco. Com uma péssima atuação, a Seleção Brasileira acabou entregando os pontos aos 43 minutos do segundo tempo em uma falha grotesca do goleiro Taffarel, que na sequência ainda tomou um segundo gol saindo assim derrotados por 2 a 0. Mesmo com a primeira derrota da seleção na história das eliminatórias e correndo o risco de não se classificar para a Copa do Mundo, Taffarel não permaneceria por muito tempo no posto de anti-herói. Com a classificação para a Copa, Taffarel se tornou um dos principais personagens da conquista do tetracampeonato, com participações decisivas, principalmente na disputa de pênaltis da grande decisão.
Chile e o caso Rojas – A farsa que quase tira o Brasil da disputa da Copa do Mundo
Pelas eliminatórias para a Copa do Mundo de 1990 outro episódio que posteriormente se tornou folclórico foi o que ficou conhecido como o “Caso Rojas”. Durante partida válida pelas eliminatórias no Maracanã, o Brasil fazia uma partida difícil contra a seleção chilena. Vencendo por 1 a 0 com um gol de Careca marcado no início do segundo tempo, o Brasil acabou sofrendo um golpe que quase acaba na sua eliminação da competição e no banimento da disputa da Copa do Mundo.
Aos 24 minutos do segundo tempo, um sinalizador atirado pela torcida brasileira caiu no gramado próximo ao goleiro da equipe chilena, Rojas. Caído e rolando no chão como se estivesse sentindo muita dor, o goleiro foi atendido pelos médicos ensanguentado e a partida teve que ser interrompida. Os jogadores do Chile se recusaram a voltar a campo para continuar a disputa e o Brasil correu o risco de ser eliminado pelo incidente. A torcedora brasileira Rosinery, que posteriormente ficaria conhecida como a “Fogueteira”, acabou sendo identificada e presa.
No Chile, torcedores comemoravam a situação na certeza de que o Chile seria classificado para a Copa do Mundo e o Brasil eliminado por conta do ocorrido. Entretanto, surgiram fotografias que mostravam que o goleiro além de não ter sido atingido pelo foguete que havia caído a cerca de 1 metro e meio de distância, havia rolado para mais perto do artefato e cortado a si próprio com uma lâmina que ele havia escondido em suas luvas.
Descoberta a farsa, a seleção chilena foi banida das competições organizadas pela FIFA por 4 anos e o jogador Rojas foi banido do futebol.
A fogueteira Rosinery teve então seus 15 minutos de fama, tendo sido solta e até mesmo posado nua para a Revista Playboy após ser alçada ao posto de celebridade nacional.
Até hoje esse é considerado um dos episódios mais polêmicos e uma das maiores farsas da história do futebol.
Informações sobre os últimos jogos da Seleção Brasileira pelas eliminatórias
Brasil x Chile – 24/03 – Local: Arena Fonte Nova (Salvador) – Horário: a definir
Bolívia x Brasil – 29/03 – Local: a definir – Horário: a definir