
TORCEDORES: Por Danielle Barbosa
O vice-presidente de futbeol doi Flamengo, Marcos Braz, e o diretor executivo de futebol do clube rubro-negro, Bruno Spindel, desembarcaram no Rio de Janeiro nesta quarta-feira (16) após um período de viagem pela Europa, que tinha como objetivo a contratação de reforços para o elenco comandado por Paulo Sousa.
Entre os 11 dias que estiveram no Velho Continente, Braz e Spindel passaram por três países – Inglaterra (Londres), França (Paris) e Portugal (Lisboa) – e entre os alvos dos dirigentes, apenas um foi concluído com sucesso: a compra definitiva de Andreas Pereira junto ao Manchester United.
Sem sucesso na negociação com Everton Cebolinha, ex-Grêmio e atualmente no Benfica, o clube também aproveitou para buscar um ‘plano B’ e já deixou a contratação bem encaminhada. Trata-se do atacante uruguaio Diego Rossi, que joga no Fenerbahçe, da Turquia.
Em seu canal no Youtube, o jornalista Venê Casagrande falou sobre o resultado do ‘mochilão’ dos dirigentes do Flamengo na Europa; confira os detalhes das negociações:
DIEGO ROSSI:
— O Flamengo encaminhou a contratação do Diego Rossi, que pertence ao Los Angeles FC, dos Estados Unidos, e está emprestado ao Fenerbahçe, da Turquia. O contrato dele com o time turco vai até o meio do ano, e o vínculo com o time norte-americano vai até o fim desse ano. Eu não tenho o valor da contratação, mas é um jogador que está sendo contratado de forma definitiva. Está tudo bem encaminhado, mas as conversas estão evoluindo bem. Braz e Spindel voltaram da Europa com o negócio encaminhado, deixando tudo perto de ser sacramentado.
THIAGO MENDES:
— Durante esse mochilão, os dirigentes do Flamengo tentaram novamente a contratação do Thiago Mendes, um jogador que já está na mira do Flamengo há bastante tampo. O clube se reuniu com representantes do Lyon e trocaram e-mails, mas, novamente, não teve sucesso nessa tentativa. O jogador está bem por lá, tem contrato curto, é bem verdade, mas o Flamengo não conseguiu a contratação do volante nesse momento. Está muito difícil de ser contratado, e nesse momento as conversas não evoluíram.
ANDREI GIROTTO:
— Lá na França também, eles demonstraram interesse em Andrei Girotto, que está no Nantes. Volante de ofício, ele está atuando como zagueiro. É um jogador que o Paulo Sousa aprovou e a diretoria tentou, mas o Nantes não quis negociá-lo nesse momento por dois motivos simples: é um jogador que está se destacando demais nesta temporada, e se eles liberassem o jogador agora, não teriam como fazer uma contratação para repor a saída dele porque a janela de transferências está fechada por lá. Neste momento, não tem chance de negociação. Talvez, no meio da temporada, na próxima janela, caso o Flamengo demonstre interesse novamente.
ÉVERTON CEBOLINHA:
— O Flamengo demonstrou interesse no jogador, mas o negócio não avançou. No primeiro momento, o jogador se demonstrou empolgado com a possibilidade de voltar ao futebol brasileiro e vestir a camisa do Flamengo, mas depois o interesse do jogador esfriou. A diretoria logo percebeu que a vontade dele havia diminuido e decidiu cortar qualquer possibilidade de se estender nessas conversas e descartou qualquer possibilidade de fazer uma oferta nesse momento.
MATHEUS THULLER:
— Ainda lá na Europa, os dirigentes também conversaram com o Montpellier, da França, clube que o Matheus Thuler, zagueiro do Flamengo, está emprestado até o meio do ano. Eles queriam entender se o Montpellier tem o interesse de contratar o jogador de forma definitiva porque tem uma opção de compra. O Montpellier falou que tem interesse, mas que vai esperar o fim do contrato de empréstimo
ANDREAS PEREIRA:
— A primeira meta era a compra do Andreas Pereira. Depois de muitas reuniões, conseguiram sacramentar a compra definitiva do jogador por cerca de 10,5 milhões de euros. O Flamengo ainda não assinou o segundo contrato por uma questão estratégica. Como ele vai assinar o contrato em definitivo, ou seja, vai passar de empréstimo para definitivo, requer alguns dias para ter essa mudança. O Flamengo não quer correr o risco de, no meio dessa mudança, o jogador fique impossibilidade de entrar em campo contra o Atlético-MG pela Supercopa do Brasil. Ou seja, as duas partes irão assinar após a Supercopa. O contrato e os documentos já estão prontos.