
S1LIVE: Por Isabelle Costa
O Campeonato Estadual para o Flamengo começou com jovens promessas, testes e observações. Paulo Sousa gosta de acompanhar jogadores em início de carreira e lapida-los. Portanto, é possível dizer que os dois primeiros jogos foram um vestibular para o sub-20, comandado por Fábio Matias. E dois zagueiros conseguiram passar pelas provas, agradar o mister e ingressar num dos elencos mais qualificados do futebol brasileiro.
Cleiton e Gabriel Noga foram titulares e as boas atuações renderam um espaço no elenco de Paulo Sousa. Não só isso. Ambos foram titulares na estreia do técnico português e ostentam, até o momento, a marca de serem os únicos a atuarem em todos os jogos do Flamengo no Estadual.
Noga é nome mais conhecido entre os torcedores. Nascido em Volta Redonda, interior do Rio, o atleta de 20 anos já fez 13 jogos pelo profissional, desde sua estreia em 2020, contra o Independente del Valle, no Maracanã, em jogo da Libertadores. Está há 10 anos no Flamengo e acumula inúmeros títulos pelo clube e convocações para seleções de base.
Natural de Taperoá, na Bahia, Cleiton tem apenas três jogos no time principal, sendo todos no Carioca deste ano. Desembarcou no Ninho do Urubu após se destacar no Canaã, na Copa São Paulo de 2020. Aos 18 anos, vem conquistando aos poucos a atenção e confiança da comissão portuguesa.
Cleiton (Flamengo) vs Portuguesa – Ações de construção ofensiva e ações defensivas.pic.twitter.com/AhUksWOKSI
— João Holanda #VACINE-SE! (@joaoholanda1000) January 28, 2022
Orientações nos treinos e jogos
Os dois jogadores recebem atenção especial não só do mister, como também da nova comissão. É comum vê-los fazendo hora extra após os treinos, realizando exercícios físicos e técnicos complementares. Contra o Boavista, ainda no vestiário, o auxiliar técnico Manuel Cordeiro orientou Cleiton sobre como marcar e se posicionar durante o jogo.
Paulo Sousa deixa claro que jogará quem estiver melhor. A entrega nos treinos é fundamental para ganhar mais oportunidades e minutos durante a temporada. Nas atividades táticas, mexe constantemente nos 11 titulares para manter alto o nível de competitividade.