
TORCEDORES: Por Wilson Pimentel
Com Diego Alves e Hugo Souza em baixa, o Flamengo tem sido constantemente procurado por empresários, representantes e intermediários com ofertas de goleiros. Apesar do interesse em Neto, do Barcelona, nomes menos cotados foram oferecidos ao clube nos últimos dias.
O Torcedores.com apurou que Hélton Leite, goleiro do Benfica, foi oferecido. O nome, entretanto, não empolgou a comissão técnica. Apesar de gostar do jogador, o técnico Paulo Sousa não demonstrou interesse no arqueiro encarnado.
Para a posição, a diretoria tenta a contratação de Santos, do Athletico Paranaense e João Paulo, do Santos. Além disso, o Flamengo ainda monitora o mercado internacional em busca de um novo camisa 1.
De todo o jeito, a diretoria não descarta contar com Hélton Leite a partir de junho. De acordo com fontes ligadas ao jogador, os valores pedidos pelo Benfica ao Flamengo não despertam a cobiça rubro-negra. Ainda assim, houve apenas a oferta e análise, sem uma negociação.
Ainda segundo apurou a reportagem, o Benfica deseja 500 mil euros (R$ 2,8 milhões, pela cotação atual) para liberar o jogador por empréstimo até junho de 2023. Além disso, o clube quer 4,5 milhões de euros (R$ 25,4 milhões) para negociá-lo em definitivo no fim da cessão.
Atuando mercado da bola, o Flamengo fracassou em todas as frentes na busca por um goleiro. A lista inclui nomes como Neto, do Barcelona, David Ospina, do Napoli e Agustín Marchesín, do Porto.
Carreira de Hélton Leite
Filho do lendário João Leite, Hélton iniciou a carreira no América-MG em 2006.Posteriormente, o goleiro passou pelas divisões de base de Goiás e Grêmio. Logo depois de se profissionalizar, atuou por JMalucelli, Ituiutaba, Ipatinga, Criciúma e São Caetano.
Em 2014, foi contratado pelo Botafogo onde ficou por quatro temporadas. No entanto, o goleiro não conseguiu desbancar o ídolo alvinegro Jefferson durante sua passagem por General Severiano. E, por isso, foi dispensado pela diretoria alvinegra em 2018.
Em junho do mesmo ano, Hélton Leite se transferiu para o futebol português para defender o Boavista. Ele disputou 46 partidas com a camisa axadrezada e foi eleito o melhor goleiro do Campeonato Português na temporada 2019/2020.
Posteriormente, ele se transferiu para o Benfica para disputar posição com Odisseas Vlachodimos. No entanto, o brasileiro conseguiu desbancar o antigo titular do clube encarnado. Nesta temporada, por exemplo, voltou para o banco de reservas.
Sua última partida foi na vitória do Benfica por 2 a 0 sobre o Paços de Ferreira, em 9 de janeiro, pela 17ª rodada do Campeonato Português. Desde então, não foi mais utilizado pelo técnico Nélson Veríssimo.