
COLUNA DO FLA: Ao longo dos últimos anos, a abertura de capital para que times brasileiros se tornassem ‘clube-empresa’, ou ‘SAF’, se tornou uma realidade. Tanto que Vasco, Cruzeiro e Botafogo já estão com processo engatilhado para receber cifras absurdas de investidores estrangeiros. Sobre o assunto, o presidente do Athletico-PR projetou o futuro da equipe com possíveis valores e aproveitou a oportunidade para cutucar gigantes sul-americanos, como o Flamengo.
— O Athletico está muito próximo de se tornar o maior clube das Américas. Me cobrem. Se abrirmos o nosso capital e trouxermos o valor que o Athletico vale hoje, seremos maiores que River, Boca e Flamengo – disse, em entrevista à Rádio Transamérica.
Ele ainda abriu o jogo e revelou que o Furacão já foi procurado por investidores pelo potencial enxergado no clube. No entanto, não chegou a um acordo por conta dos valores apresentados, que segundo ele poderiam ser maiores.
— Nós fomos procurados por vários investidores, vários bancos. Nós somos a noiva mais cobiçada do Brasil, fomos procurados pelos maiores bancos mundiais. Inclusive Itaú/BBA, XP, BTG Pactual. Agora, como que eu vou negociar uma coisa que eu não sei quanto vale? Nós estamos fundamentando o futebol brasileiro na avaliação dos seus valores em cima da idade média. Os 30 últimos anos foram dominados pelo monopólio da CBF, federações, corrupção e Globo. Como eu vou projetar o futuro em cima de um passado que poderia valer três vezes mais? Pelos valores que falam do Botafogo, foi vendido por valor de jogador. R$ 400 milhões em 5 anos, o Athletico vende isso em jogador. Não sei o tamanho do buraco, mas o Athletico não tem buraco.
Vale destacar que, no momento, Flamengo e Athletico-PR fazem parte de negociação pelo goleiro Santos. O arqueiro já demonstrou interesse em deixar a equipe da Arena da Baixada, mas Petraglia e seus dirigentes fazem jogo duro pela liberação. O atleta de 31 anos é um pedido especial de Paulo Sousa, que o acompanha desde que chegou ao Mais Querido. No momento, o Rubro-Negro de Curitiba pede cerca de R$ 17 milhões pelos serviços do jogador.
De olho em Santos, mas sem tempo para declarações de clubes de menor expressão, o Mais Querido se prepara visando a grande decisão do Campeonato Carioca. O Flamengo enfrenta o Fluminense nesta quarta-feira (30), pelo jogo de ida da final. A partida acontecerá às 21h40 (horário de Brasília), no Maracanã.