
GLOBO ESPORTE: Por Fred Gomes
Abril pinta como mês de estreias para o Flamengo. A da Libertadores foi concluída com sucesso. No Brasileiro, o primeiro passo está marcado para sábado, contra o Atlético-GO, fora de casa. E também estão previstas as de três jogadores: Pablo, Ayrton Lucas e Santos. Os dois primeiros se recuperam de lesões, enquanto o último está apto e já ficou no banco contra o Sporting Cristal.
Embora tenham se lesionado em regiões diferentes, Pablo e Ayrton têm previsão de estarem prontos para serem relacionados por Paulo Sousa entre os jogos contra Palmeiras (20/4, em casa) e Athletico-PR (23/4, fora).
O zagueiro recupera-se de lesão no ligamento colateral medial do joelho direito, sofrida em 17 de março, no seu primeiro treino pelo Flamengo. O lateral torceu o tornozelo esquerdo dois dias depois ao levar um pisão de Kirill Gotsuk durante o empate por 1 a 1 entre Nizhny Novgorod e o Spartak Moscou, seu ex-clube, pelo Campeonato Russo.
Forte fisicamente, Pablo deve voltar antes do prazo
Especialistas estimam que o tempo de recuperação ideal para a lesão sofrida por Pablo varia de um mês e meio a dois meses. Dentro do Flamengo, porém, imagina-se que o período será encurtado devido à força física e o empenho do atleta de 30 anos.
Pablo iniciou o tratamento na academia do clube no dia seguinte à lesão. Em 29 de março, veio a primeira sessão no campo. A próxima etapa deve ser iniciada a partir da semana que vem, quando passará a trabalhar ao lado dos preparadores físicos.
Ainda sob supervisão de fisioterapeutas, Pablo já faz trabalhos com bola. Classificado como um “cavalo” e atleta muito profissional por quem o acompanha de perto, está evoluindo muito bem e deve de fato voltar consideravelmente antes do prazo.
Ayrton Lucas ainda na academia, mas com previsão otimista
No Rio desde 29 de março, Ayrton Lucas começou a trabalhar no CT no dia seguinte. A previsão do Flamengo é tê-lo disponível para a partida contra o Palmeiras, dia 20, no Maracanã, e novas etapas do processo de recuperação devem ser vencidas nos próximos dias. Por enquanto segue na academia, mas a ida para o campo com fisioterapeutas está em vias de acontecer.
Com apresentação oficial como reforço do Flamengo prevista para a próxima sexta-feira, Ayrton, de 24 anos, tem a favor de si o ótimo aproveitamento com a camisa do Spartak Moscou na atual temporada europeia. Fez 30 jogos, todos como titular, marcou um gol e deu uma assistência. Ficou fora de apenas um compromisso, mas por suspensão e não devido a lesões.
Na Rússia desde 2019, Ayrton soma 108 partidas pelo Spartak, quatro gols e oito assistências. No futebol brasileiro, defendeu as camisas de Madureira e Fluminense.
Arrascaeta treina com os preparadores físicos
Fora da viagem para Lima, onde o Flamengo venceu o Sporting Cristal por 2 a 0, o meia Arrascaeta treinou nesta quarta-feira sob a supervisão de preparadores físicos. Vale destacar que o uruguaio não tem lesão, mas sim dores no tornozelo esquerdo. Os titulares, que chegaram ao Rio pela manhã, foram liberados do treinamento.
Com isso, Arrasca ainda não é carta fora do baralho para o jogo com o Atlético-GO, no Estádio Antônio Accioly, sábado, às 19h30, em Goiânia.
Também indisponíveis, Rodrigo Caio continua o trabalho sob supervisão de fisioterapeutas do Flamengo, enquanto Vitinho, com lesão na parte posterior da coxa direita sofrida no primeiro Fla-Flu que decidiu o estadual, segue em tratamento.