
GLOBO ESPORTE: Por Cahê Mota e Fred Gomes
Contratado em 2018 à época como transação mais cara do Flamengo, Vitinho acertou com o Al Ettifaq, da Arábia Saudita. Os clubes já trocam documentos, e a transferência está em vias de ser oficializada.
Vitinho, de 29 anos, vai assinar contrato válido por três temporadas com os árabes e, inclusive, não deve nem ser relacionado para o clássico com o Botafogo. O Flamengo manterá 35% de Vitinho para o caso de futura venda. O acerto com os árabes não renderá nenhum retorno financeiro de imediato, apenas economia de um alto salário até o final do ano.
Esta não é a primeira vez que Vitinho desperta o interesse do Al-Ettifaq. Em 2021, os sauditas fizeram uma oferta de 3 milhões de dólares ao Flamengo pelo atacante. Os rubro-negros recusaram. Desta vez, no entanto, com o contrato terminando em dezembro e a decisão de ambos os lados por uma não renovação, o clube carioca topou fazer negócio.
Recentemente, Vitinho recebeu uma oferta do Olympiacos, da Grécia, mas não chegou a um acordo salarial. Outra equipe que tentou a contratação do jogador nos últimos dias foi o Fatih Karangumruk Istanbul, da Turquia, mas também não ouve avanço.
O meia-atacante chegou ao clube de coração no segundo semestre de 2018, quando o Flamengo pagou 10 milhões de euros ao CSKA Moscou, da Rússia.
Vitinho disputou 215 jogos pelo Flamengo e marcou 29 gols. Conquistou uma Libertadores, dois Brasileiros, duas Supercopas do Brasil, uma Recopa Sul-Americana e três estaduais.