
COLUNA DO FLA: O calendário do futebol brasileiro é caótico, é isso não é segredo para ninguém. Porém, algumas mudanças já são planejadas, como o fato de não ter jogos no meio das Datas Fifa em 2023. Para 2024, a discussão é ainda mais ampla, e a CBF decidiu chamar clubes e TV Globo para discutir alterações significativas.
A intensão é modificar o calendário de forma mais abrupta, e muitos são os temas que serão discutidos. Existe a possibilidade de algum torneio diminuir datas de jogos, como o Estadual. Porém, nada é certo, por enquanto, pois a discussão deve ter início em 2023, e clubes e Globo participarão da decisão. Informação divulgada inicialmente pelo jornalista Rodrigo Mattos, do Uol Esporte.
— Ideia todo mundo tem de como, entre aspas, consertar o calendário. O que é necessário, quero que fique bem claro, precisa de um esforço comum de todos os agentes envolvidos nisso. Por que pode reduzir Estadual, pode reduzir Copa do Brasil, pode reduzir Brasileiro. Não estou dizendo que vai fazer um ou outro. Esses são o campeonatos. A Fifa não vai reduzir, a Conmebol não vai reduzir -, disse Julio Avellar, atual diretor de competições da CBF, em entrevista ao Rodrigo Mattos. Avellar prosseguiu:
— Então sobra para a CBF e as federações estaduais. Acho que requer uma conversa de todo mundo para ver qual o melhor caminho. Vou só botar: consigo pensar de todas as formas possíveis. Consigo entender uma cabeça mais CBF onde se privilegie as competições CBF. Mas consigo entender a ótica das federações estaduais. Não existe país no mundo que você grite mais de 30 vezes campeão, só no Brasil. Aí é a pergunta que faço é a seguinte, pensando com a cabeça das federações, a não existência de Estaduais é bom para o Brasil? -, concluiu.
Como dito, o início da mudança já está previsto para 2023, pois não terão jogos no meio das Datas Fifas. Por outro lado, a tendência é que partidas ainda aconteçam “nas beiradas”, ou seja, um dia antes e um dia depois dos duelos disputados pela Seleção Brasileira, justamente devido ao calendário. A promessa é que, a partir de 2024, isso também seja modificado.
A FIFA e a CONMEBOL nao interfere nos domingos da CBF. Sao 48 domingos ativos do ano, que devem ser distribuidos desta forma:
34 sabados para a Serie B, com 18 clubes, turno e returno por pontos corridos.
34 domingos para a Serie A, com 18 clubes, turno e returno por pontos corridos.
14 domingos para os estaduais, que tem 4 diferentes quantidades de clubs nas 27 federações, cujas 4 formulas de disputa todas resultam em 14 datas.
Intercala-se 4 rodadas seguidas da Serie A, com 2 rodadas seguidas dos estaduais, preenchendo os 48 domingos ativos do ano. Nao há futebol as quartas feira, de estaduais, e das 4 series do campeonato brasileiro..
15 dias de ferias entre Natal e Ano Novo, e 15 dias de ferias na segunda quinzena de junho.
Com futebol non stop, o pay per view não tem queda de 45% de assinantes como hoje, e os clubes recebem cota cheia.
Pre temporada individual embutida nos clubes, pela regulamentação de um maximo de 72 jogos anuais por clube, e 60 jogos anuais por atleta. Os clubes precisam aumentar seus elencos em 20% para cumprir o rodizio de jogos, e com isso, formam-se grupos de jogadores dentro do clube em pré temporada.
Serie C nos ultimos 18 domingos da Serie A, 32 clubes em 8 grupos de 4 clubes.
Serie D nos primeiros 16 domingos da Serie A, 64 clubes de 16 grupos de 4 clubes.
Como se ve, as series C e D sao disputados uma após a outra, nos mesmo 34 domingos da Serie A.
Nova Serie E com 324 clubes de 27 federações, em 34 domingos do ano quando não há estaduais, e todas as 48 quartas feiras ativas do ano, onde clubes de todas as divisões de cada federação se misturam, para 27 Series E regionalizadas.
Serie E classifica para a Serie D.
Serie D classifica para a Serie C
Serie C classifica para a Serie B
Serie B classifica para a Serie A
Serie A classifica para Libertadores e Sulamericana
Estaduais classificam para a Sul Minas – Rio Sao Pulo – Nordeste – Centro Norte
Copas regionais classificam para a Copa do Brasil
Copa do Brasil classifica para a Libertadores.