
COLUNA DO FLA: Nos programas esportivos e nas redes sociais, torcedores de Flamengo e Palmeiras costumam debater qual equipe fez mais história: o de Jesus 2019 ou o time atual de Abel Ferreira. Os dois técnicos portugueses também são temas de discussões no país lusitano. Porém, na Europa, de acordo com o jornalista Bruno Andrade, que vive na terra os treinadores, não há conversa: o Rubro-Negro é muito mais falado do que o clube paulista.
— Abel é comentado em Portugal, mas não como Jorge Jesus. Respeitando os dois personagens, respeitando Palmeiras e Flamengo, apesar do Abel ser histórico, ainda assim não tem sequer metade daquilo que o Jorge Jesus teve de impacto na Comunicação Social. Primeiro, o Flamengo atrai muito mais mídia em Portugal do que o Palmeiras, essa é a verdade nua e crua. E o Jorge Jesus tem para si a Comunicação Social, sabe lidar bem com a imprensa no Brasil e especialmente em Portugal. Enquanto o Abel é um pouco mais distante da imprensa, disse Bruno Andrade, para a ‘ESPN’.

Os dois portugueses não tiveram a oportunidade de se enfrentar no Brasil. Enquanto Jorge Jesus deixou o Flamengo em julho de 2020, Abel Ferreira foi anunciado no Palmeiras em outubro do mesmo ano. Coincidentemente, o time paulista foi atrás do treinador após os dois se enfrentarem na Europa. Na Liga dos Campeões, o técnico alviverde, que dirigia o PAOK (GRE), eliminou o Benfica (POR) do Mister.
Jornalista que mora em Portugal exalta feitos de Abel Ferreira, mas é sincero ao citar repercussão do Flamengo de 2019: ‘Impacto foi muito maior’ pic.twitter.com/nwZf1DSpXN
— Dryzinho (@Videos_Dryzinho) November 16, 2022
Ambos os técnicos foram responsáveis por quebrar longos jejuns de taças da Libertadores dos times que comandaram. Jorge Jesus ajudou o Flamengo a conquistar a competição após 38 anos. Já Abel Ferreira levantou o título do Palmeiras depois de 21 temporadas. Os portugueses seguem caminhos diferentes: enquanto o Mister dirige o Fenerbahçe (TUR), o ex-lateral segue no comando do clube paulista para a próxima temporada.
Português conta como o Flamengo de Jesus mudou patamar do futebol brasileiro em Portugal: ‘O Brasileirão tinha pouco valor’ pic.twitter.com/9P8JuWlXHy
— Dryzinho (@Videos_Dryzinho) November 18, 2022