
TORCEDORES: Por Wilson Pimentel
O lateral-direito Gilberto está disponível para ser negociado, mas o Benfica não pretende aceitar qualquer valor para se livrar dele na próxima janela de transferências. Com Flamengo e Atlético-MG na briga, o clube português deseja reforçar as finanças com a saída do atleta.
O Torcedores.com apurou que o Benfica desejava negociar Gilberto com algum clube europeu a fim de aumentar seu lucro. Porém, a falta de ofertas fez com que a diretoria voltasse às atenções para o mercado sul-americano onde o defensor tem boa aceitação.
Nos últimos dias, a imprensa portuguesa chegou divulgar informações de que Gilberto poderia se transferir para o Fenerbahçe, da Turquia. Isso porque, o técnico Jorge Jesus foi o responsável por sua ida para o Benfica em junho de 2020.
Apesar disso, o próprio treinador descartou qualquer movimentação do clube turno nesse sentido. Desde que o assunto foi esvaziado pelo Mister, a diretoria encarnada decidiu mudar o foco para conseguir negociar o defensor.
Ciente de que não conseguirá uma grande quantia, o Benfica aceita vender Gilberto por um valor muito abaixo da multa rescisória, que é de 80 milhões de euros (R$ 442,2 milhões, pela cotação atual).
Ainda segundo apurou a reportagem, o Benfica quer receber 6 milhões de euros (R$ 33,1 milhões) para liberar o atleta, algo ainda bem distante do que Flamengo e Atlético-MG gostariam de pagar para contratar o lateral-direito.
No Brasil, Flamengo e Atlético-MG tentaram a contratação do jogador. Ambos buscaram empréstimo de uma temporada e com opção de compra do dos direitos econômicos em dezembro de 2023. Porém, essa modalidade de acordo não agradou ao Benfica.
O Flamengo ainda não descarou a contratação de Gilberto e promete nova investida no começo de janeiro. O Atlético-MG, por outro lado, diz que só terá condições financeiras de buscar a contratação dele somente em junho de 2023.
Botafogo, Grêmio e Vasco buscaram informações sobre o atleta, mas não chegaram a formalizar uma proposta oficial ao Benfica. Apesar de não falar abertamente, Gilberto revelou a pessoas próximas que gostou do que ouviu dos dirigentes rubro-negros e atleticanos.
Há rumores no mercado da bola que, tanto Gilberto quanto sua família estão insatisfeitos com a forma que o atleta é tratado pelo técnico Roger Schmidt. Desde a chegada do alemão, ele se tornou reserva e recebeu poucas oportunidades nesta temporada.
Gilberto entrou em campo pela última vez no último sábado (17), no empate do Benfica em 1 a 1 com o Moreirense, pela fase de grupos da Taça de Portugal, mas ficou pouco tempo em campo atuando apenas cinco minutos.