
COLUNA DO FLA: O Flamengo conta com dois atletas do Chile no elenco, Arturo Vidal e Erick Pulgar. Um terceiro jogador do país está no radar do Fla: Charles Aránguiz, meia do Bayer Leverkusen (ALE). Com vínculo até a metade de 2023, o Mais Querido iniciou conversas para sondar a possibilidade de adquirir novo reforço, seja para janeiro, ou para assinatura de pré-contrato.
O agente de Aránguiz, André Cury, em conversa com o portal ‘Revista Colorada’, confirmou o interesse do Flamengo, que fez sondagens pelo chileno. Ainda de acordo com o empresário, outros clubes do futebol brasileiro estão de olho no jogador, inclusive o Internacional, onde o meia atuou nos anos de 2014 e 2015.
Aránguiz está no Bayer Leverkusen desde 2015, quando foi vendido pelo Internacional, por 13 milhões de euros. Agora, com 33 anos, o time alemão ainda não procurou o chileno para renovação de contrato. Apesar disso, o atleta segue sendo útil pela equipe. Na temporada, o meia fez 15 jogos e marcou dois gols.
Caso acerte com o Flamengo, Charles Aránguiz encontrará dois companheiros que o ajudaram a fazer história pela Seleção Chilena: Arturo Vidal e Erick Pulgar. Com o primeiro, o meia conquistou os títulos da Copa América 2015 e 2016. Já o camisa 5 do Rubro-Negro participou apenas da campanha do bicampeonato.
A possível chegada de Aránguiz completaria a quantidade de estrangeiros permitidos por jogo no elenco do Flamengo. O regulamento de competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) permite apenas cinco gringos por partida. Hoje, o Mais Querido conta com os uruguaios Arrascaeta e Varela, além dos dois chilenos já citados. Um quinto extracomunitário tem chegada garantida para julho: o argentino Agustín Rossi, goleiro contratado para julho, vindo do Boca Juniors (ARG).
Uma solução para o excesso de estrangeiros pode ser realizada com Arrascaeta. O uruguaio, por já ter pelo menos quatro anos com residência no Brasil, pode obter a cidadania brasileira. Após a final da Libertadores do ano passado, vencida sobre o Athletico-PR, o ídolo rubro-negro disse: “sou Mengão, sou carioca. Quando voltarmos para lá (Brasil), vou pegar a minha cidadania, que está prontinha”, brincou, ainda no gramado de Guayaquil, Equador.