CPI convoca Kléber Leite e se aproxima de viagem aos EUA.
![]() |
Foto: Agência O Globo |
GLOBO ESPORTE: Na mesma tarde em que recebeu o pai do atacante Neymar, a CPI da Máfia do Futebol, na Câmara dos Deputados, aprovou o requerimento que convoca o empresário Kléber Leite, dono da empresa de marketing esportivo Klefer. A empresa foi alvo de operação da Polícia Federal em maio do ano passado e é suspeita de ter feito negócios ilegais com a Traffic, de José Hawilla que, assim como o ex-presidente da CBF, José Maria Marin, cumpre prisão domiciliar nos Estados Unidos.
A comissão se aproximou também da viagem de uma comitiva de parlamentares aos Estados Unidos, onde espera-se ouvir Marin e José Hawilla. A ida à América do Norte é sonho dos deputados desde o início dos trabalhos da comissão e foi motivo de diversos requerimentos durante as reuniões deliberativas. Os parlamentares esbarravam em questões que envolviam o Departamento de Justiça dos Estados Unidos, responsável pela investigação que prendeu não só Marin, mas outros dirigentes do futebol em maio do ano passado, na Suíça.
– Fomos até a secretaria do Ministério da Justiça, que é a porta de saída desses documentos, que transmite esses documentos ao Departamento de Justiça norte-americano, e nos foi passado um formulário, que já está sendo preenchido. Esse formulário exige que sejam enviadas algumas perguntas. Teoricamente, não podemos perguntar diretamente, tem um procedimento que vai ser feito via Departamento de Justiça. Estamos formulando as perguntas e avisamos que os interessados têm até o dia 20 para fazer essas perguntas, que serão traduzidas e entregar este documento – detalhou o relator da CPI, deputado Fernando Monteiro.
Ainda de acordo com o deputado, mesmo com uma eventual negativa em ouvir pessoalmente Marin e Hawilla, a comitiva quer manter contato com o Departamento de Justiça, entendendo os detalhes da investigação do órgão em relação a casos de corrupção no futebol.
– O nosso plano de trabalho foi dividido em duas partes. Primeiro, vamos ouvir as pessoas, personagens do futebol, jornalistas. Depois, vamos passar a investigar. Queremos deixar um legado para o futebol brasileiro. Pelo que nos parece, a investigação da Justiça norte-americana já está no fim e queremos entender porque começou a investigação, se foi por conta de uma delação ou se foi a partir de uma informação pega em alguma operação, então vamos lá – afirmou o parlamentar.
A CPI da Máfia do Futebol volta a se reunir nesta quinta-feira, às 9h30, com pauta a ser definida.