Não perca nenhum lance do Mengão!

Receba as últimas notícias, análises táticas e informações exclusivas do Flamengo diretamente em seu e-mail.
Seu acesso VIP será enviado para seu mail!

Convite Liberado

Já estamos na sua caixa de entrada!
domingo, 24 setembro, 2023

Entenda fatores que levaram diretoria do Flamengo a comprar Andreas Pereira

BLOG DO RODRIGO MATTOS: A negociação do Flamengo com Manchester United por Andreas está praticamente fechada por um valor em torno de 10 milhões de euros (R$ 60 milhões). Esse montante gerou questionamento até em membros da diretoria rubro-negra se era válido o investimento. Mas o departamento de futebol do Flamengo usou parâmetros de mercado, […]
11 de fevereiro de 2022

Andreas Pereira – Foto: Paula Reis / Flamengo

BLOG DO RODRIGO MATTOS: A negociação do Flamengo com Manchester United por Andreas está praticamente fechada por um valor em torno de 10 milhões de euros (R$ 60 milhões). Esse montante gerou questionamento até em membros da diretoria rubro-negra se era válido o investimento. Mas o departamento de futebol do Flamengo usou parâmetros de mercado, de desempenho e físicos para tomar a decisão de pagar o valor.

Primeiro, é preciso ressaltar que a negociação não está totalmente fechada, restando alguns detalhes para serem acertados. Os dirigentes, no entanto, acreditam que dificilmente haverá reviravolta. E o valor já acertado é 10 milhões de euros por 75% do atleta.

Bem, depois da venda dos direitos de Gerson, no meio de 2021, o Flamengo buscou no mercado internacional um jogador para a mesma posição com histórico parecido. Um deles foi Thiago Mendes, do Lyon. O time francês tinha comprado o atleta do Lille por 22 milhões de euros.

Outro atleta que foi desejado pelo Flamengo foi Wendell, ex-Fluminense. O atleta foi negociado pelo Sporting para o Zenit por 20 milhões de euros. O próprio Gerson foi comprado pelo Flamengo por 12 milhões de euros.

Como conclusão, o clube rubro-negro fechou o empréstimo de Andreas por um ano com opção de compra por 20 milhões de euros. Era um jogador com a mesma qualidade e vivência de Europa dos outros três, na avaliação da diretoria rubro-negra.

No clube, Andreas fez gols como de falta, chutava com as duas pernas e tinha intensidade. Nos testes físicos, é um dos melhores, quando não apresenta o primeiro lugar em desempenho. O técnico Paulo Sousa queria sua permanência, Andreas queria ficar.

O erro na final da Libertadores —que resultou no gol da vitória palmeirense— é considerada uma fatalidade. O departamento de futebol do Flamengo entende que isso cria um fator emocional nas análises externas sobre o atleta, mas a intenção é que a avaliação tem que ser racional.

Dentro dessa racionalidade, a primeira proposta rubro-negra foi de 8 milhões de euros. O Manchester United nem respondeu ao e-mail. O vice-presidente Marcos Braz e o diretor Bruno Spindel ficaram cinco dias em Londres para subir a proposta e acertar os detalhes.

O fato de o Manchester ser o clube vendedor encareceu o jogador na avaliação dos próprios dirigentes. Um estudo do CIES (especializado pesquisas sobre esporte) aponta que quanto mais rico o time, maior será a multa cobrada pelo atleta.

Considerados todos esses fatores, os dirigentes do Futebol entenderam que o valor pago era de mercado. A operação já foi referendada pelo presidente Rodolfo Landim.

Leia também:
Carregar mais
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário *
Nome *