Flamengo decide neste domingo título mundial de basquete

Jogadores do time de basquete do Flamengo – Foto: Gilvan de Souza
GLOBO ESPORTE: O time de basquete do Flamengo entra em quadra neste domingo em busca de mais um título do Intercontinental de clubes da FIBA, o equivalente ao Mundial, mas sem os times da NBA e da Euroliga. O adversário é o San Pablo Burgos (Espanha), campeão da Liga dos Campeões da Fiba Europa. O maior destaque do adversário é Vitor Benite, campeão do torneio em 2014 com o clube da Gávea. A partida acontece no Cairo (Egito), às 15h no horário de Brasília.
O estudioso técnico do Rubro-Negro e da seleção masculina, Gustavo De Conti, destacou na véspera os pontos fortes e fracos do time espanhol. Para ele, o Flamengo pode levar vantagem pelo estilo de jogo do Burgos.
– É um time que vem mudando muito. De treinadores, mudaram três vezes esta temporada. De jogadores, mudando muito também. Os mais importantes, em termos de ataque, são o Vitor Benite, que a gente conhece, e os três americanos. […] Os pivôs fazem mais um trabalho mais sujo, de rebote, de complemento de defesa, são bem ágeis – afirmou Gustavinho.
– É um time bem completo, mas é um time que está jogando muito, talvez, individualmente. É uma coisa que a gente pode explorar, de concentrar a defesa um pouco mais e, talvez, levar vantagem com isso – concluiu.
Benite espera repetir a atuação do ano anterior. O Burgos é o atual campeão e o jogador recebeu o prêmio de MVP. Quando questionado sobre enfrentar a ex-equipe na final, o atleta disse estar animado.
– Eu não posso mentir, vai ser incrível. Eu joguei alguns anos no Flamengo e nós fizemos coisas que ninguém acreditava ser possível. Eu ainda conheço a maior parte dos caras que jogam e da comissão técnica – afirmou.
– Não são muitas pessoas que têm a chance de jogar contra um time que eles já jogaram em uma final de competição como essa. Especialmente sendo o vencedor da Europa contra o vencedor das Américas – concluiu.
Além de Benite, outro jogador também estava em quadra no título do Flamengo em 2014 é Olivinha. Ele comentou a possibilidade de ser bicampeão.
– Estou muito animado, expectativa está muito alta. Confiança muito grande, principalmente depois do jogo que a gente fez contra o Lakeland [na semifinal]. Nossa equipe fez um grande trabalho. Tomara que a gente consiga fazer um jogo semelhante para buscar este bicampeonato – disse.